Segmentação de clientes: seu produto/serviço não foi feito para todo mundo

Quando você inicia um negócio, seu principal objetivo, com certeza, consiste em atingir o maior número possível de pessoas e, dessa maneira, concretizar o sucesso da empresa.

No entanto, na prática, não é bem assim que as coisas funcionam. Dois motivos básicos justificam esse fracasso. Primeiro: seu produto/serviço não foi feito para todo mundo. Segundo: ninguém quer fazer parte de uma massa. As pessoas querem, mais do que nunca, exclusividade.

Por isso, para garantir a lucratividade e o crescimento constante da empresa, um dos principais segredos está exatamente no caminho contrário: a segmentação de clientes. Pense comigo: quando a Apple desenvolve um novo modelo de smartphone, a marca não tem a intenção, em nenhum momento, que ele seja adquirido por “todo mundo”.

Os produtos dessa marca são direcionados – desde sua produção até a sua comercialização, incluindo aqui, seu marketing – a um determinado público, previamente estudado e definido. E provavelmente seja por isso que ela é um sucesso em todos os aspectos!

Vamos explicar melhor!

Segmentar públicos significar pesquisar, analisar e selecionar perfis de pessoas que realmente se encaixem na condição de clientes ideais da sua empresa. No Marketing Digital esse conceito já é amplamente difundido pela estratégia de definição de persona.

É possível que um único ramo de negócio ou empresa abranja mais de uma segmentação de público, mas é preciso cuidar para que isso não se expanda e perca o foco. É preciso trabalhar em menos segmentos mais definidos para criar um relacionamento duradouro e, acima disso tudo, lucrativo.

A ideia é personalizar não somente o público, mas a comunicação, a linguagem, o tom, a abordagem porque, como falamos anteriormente, as pessoas estão buscando exclusividade. Elas querem que as marcas entendam que suas vontades, desejos, desafios e problemas são únicos e devem ser tratados como tal.

Você conhece seu produto, conhece seu serviço, agora, tá na hora de conhecer seu público. Você está preparado?

Compartilhe

Posts relacionados

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber gratuitamente por e-mail.

    Deseja receber e-mails sobre os serviços da 2op? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.