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Como utilizar o seu CRM para fortalecer as ações de marketing

Como utilizar o seu CRM para fortalecer as ações de marketing

A possibilidade de gerenciar o relacionamento com clientes de forma integrada e em tempo real já é um excelente motivo para investir em um CRM, Customer Relationship Management.

Porém, muito além desse acompanhamento, o CRM oferece vantagens que fortalecem as ações de marketing, alinhando campanhas e estratégias de vendas.

O valor dessa ferramenta está em aproveitar as informações obtidas na interação com prospects e clientes em diferentes áreas, como no caso do marketing. Essas informações podem gerar campanhas mais segmentadas e assertivas, pois se baseiam em dados reais.

Para saber mais sobre essa utilidade do CRM em relação às ações de marketing, continue acompanhando!

Que tipo de informação o CRM fornece e como ele fortalece as ações de marketing?

O foco de um sistema baseado na abordagem CRM está no cliente, portanto, todo o tipo de informação referente ao público você consegue gerenciar por meio dessa ferramenta.

No entanto, gerenciar é muito vago quando queremos de fato entender o que pode ser feito com esse recurso.

Diante disso, veja com que tipo de informação o CRM trabalha e entenda quando falamos que o enfoque dessa abordagem é o relacionamento com o consumidor.

  • Nível de relacionamento/Status

O status do cliente representa no sistema o nível de proximidade que a empresa conseguiu estabelecer com o indivíduo. A partir dessa segmentação a empresa consegue classificar o grau de contato que ela teve e filtrar cada grupo por meio de categorias de proximidade.

Isso é a visualização clara do funil de vendas, método que garante maior precisão na abordagem com o público até que de fato se torne um cliente. De prospect a cliente, o CRM registra e qualifica cada uma das etapas.

Para o marketing, é vital saber o grau de conhecimento que determinado público da campanha (por exemplo, de e-mail marketing) possui sobre o produto ou serviço para, assim, direcionar conteúdos adequados.

  • Contatos com o cliente

No CRM você também tem todo o histórico do cliente, com informações mais específicas sobre todos os contatos.

O armazenamento automático dessas interações é uma função que sistemas baseados nessa estratégia costumam ter e que são muito valiosas para retomar contato, oferecer produtos mais avançados do seu interesse, dentre outras ações.

  • Posição geográfica

A região que o cliente mora diz muito sobre seus hábitos e necessidades. O marketing hoje é muito mais assertivo e oferece seus produtos a um público com grande potencial de conversão. Quanto mais detalhes sobre o perfil do consumidor, mais coerente se tornam as campanhas.

Desconhecer o comportamento do público-alvo é uma falha clara no relacionamento com o cliente, resultando em estratégias de marketing fracas e, consequentemente, baixo faturamento.

Tudo bem que você pode até ter um ótimo marketing, assim como vendedores convincentes, mas a intenção principal de uma boa campanha não pode ser “vender gelo para um esquimó”, é preciso buscar coerência para garantir a sobrevivência de sua empresa.

E, se um esquimó resolver comprar seu gelo, tudo bem! Mas entenda que se trata de uma exceção.

Entenda de fato a necessidade do seu cliente com o CRM e faça as campanhas que ele precisa ver!

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