As embalagens desempenham um papel crucial no sucesso de qualquer produto no mercado. Elas são o cartão de visita de uma marca, transmitindo sua identidade e influenciando a decisão de compra dos consumidores. No entanto, criar embalagens de sucesso requer mais do que apenas design atraente. É necessário um processo estratégico que leve em consideração diversos aspectos.
Neste artigo, vamos explorar os segredos para desenvolver embalagens de sucesso, trazendo dicas valiosas e um case inspirador que nós, da agência 2op, tivemos o privilégio de desenvolver com o Frigorífico Arvoredo, uma grande marca catarinense de produtos alimentícios.
Dicas para desenvolver embalagens de sucesso
Desenvolver uma embalagem não é tarefa fácil. A agência carrega neste trabalho a obrigação de produzir o que levará o produto do cliente para o público-alvo. Desta forma, é necessário ilustrar de maneira eficaz os pilares da empresa e a qualidade do item, a fim de elaborar um fator crucial para a compra: o destaque visual para a primeira impressão no ponto de venda. Neste processo, que geralmente leva alguns meses, há algumas dicas que podem ajudar:
Compreenda seu público-alvo
Antes de iniciar o processo de criação, é fundamental entender quem são seus clientes. Desenvolva uma ou mais personas pesquisando seus hábitos de compra, preferências e valores. Suas embalagens devem se conectar com seu público-alvo.
Diferencie-se da concorrência
Realize um benchmarking e analise suas forças, fraquezas e oportunidades de se destacar dos concorrentes. Sua embalagem deve ser única e facilmente reconhecível no ponto de venda.
Priorize a usabilidade e legibilidade
Certifique-se de que a embalagem seja fácil de manusear e que todas as informações essenciais, como nome do produto, ingredientes e datas de validade, sejam legíveis. A clareza é fundamental tanto para cumprir a legislação, quanto para garantir a preferência dos consumidores pela sua marca.
Invista na produção de imagens
Trabalhar com banco de imagens é um caminho arriscado, pois as fotos estão disponíveis para qualquer pessoa comprar por um preço acessível e a mesma imagem pode ser utilizada por outras marcas. Se o seu produto é único, a foto na embalagem também precisa ser.
Sustentabilidade
Considere utilizar materiais e práticas de embalagem mais sustentáveis. Além de ser bom para o meio ambiente, também pode atrair consumidores conscientes.
Teste e adapte
Realize pesquisas de mercado e teste protótipos com seu público antes de finalizar a embalagem. Esse feedback pode revelar ajustes necessários.
Case de sucesso: embalagens do Frigorífico Arvoredo
Há mais de 12 anos, a 2op atende o Frigorífico Arvoredo, empresa localizada em Xanxerê (SC), que conta com uma vasta linha de produtos no meio alimentício, entre eles, cortes bovinos, suínos, hambúrgueres, carnes para churrasco e derivados.
Apesar da extrema qualidade e sabor dos produtos e da história consolidada da marca na região, o Frigorífico Arvoredo vinha enfrentando o desafio de se destacar neste segmento tão competitivo, onde há muitos itens disputando a atenção dos clientes nos supermercados.
Por isso, a 2op não mediu esforços para desenvolver embalagens ímpares que chamassem a atenção do consumidor final na gôndola e nos freezers. Buscamos estratégias para transmitir toda a qualidade dos produtos, os valores da marca e, claro, causar appetite appeal, ou seja, o desejo imediato de comer aquilo só por ver uma foto.
Além de investir muito tempo em pesquisa, desenvolvimento e testes, já no início do processo firmamos uma parceria com o Starpix Studio, um estúdio experiente que é referência em food styling.
André Rezende, gerente de contas da 2op, falou sobre a importância dessa parceria para o resultado final das embalagens:
“A importância que, tanto agência, como cliente, enxergam na produção de uma foto é crucial. Este fator leva a parceiros especialistas, como a Starpix, que captam a essência e com base em sua experiência chegam a um ótimo resultado, com 100% da aprovação do cliente”, destaca.
Resultado comprovado: aumento de 20% nas vendas
Com a combinação de empresas de renome e comprometimento total com a causa, o resultado não poderia ser outro: com o primeiro trabalho desta união entre Frigorífico Arvoredo, 2op e Starpix, o cliente registrou um aumento de 20% nas vendas das variedades de linguiça, apenas com a reformulação das embalagens.
E, não para por aí. O valor agregado à marca é imensurável e, além de utilizar as fotos produzidas nas embalagens, montamos um banco próprio de imagens para o Frigorífico Arvoredo, assim, sempre que é necessário produzir algum material, por exemplo, para as redes sociais, temos opções autênticas e em alta qualidade.
Parceria duradoura
Sempre que o Frigorífico Arvoredo pretende colocar um novo produto no mercado, a agência 2op é parceira na criação das embalagens. Foi o que aconteceu quando a marca decidiu lançar seus hambúrgueres gourmets.
Novamente comprometidos em elaborar algo singular, o processo foi reiniciado com o cliente. De acordo com Rodrigo Cesco, diretor de criação da agência, o projeto foi marcado por diversas etapas.
“A partir do desafio e uma conversa com o cliente, chegamos a definição de qual seria o foco da embalagem. Primeiramente, fizemos um estudo do que os concorrentes trabalham no mercado e identificamos que muitos utilizam o produto ilustrado, em fase final de consumo. Para esta situação, como o produto já é bastante diferenciado, definimos por destacar apenas ele e deixar para o verso a imagem de como estaria no momento do consumo. Portanto, buscamos com a embalagem transmitir essa diferenciação evidente e torná-la única logo no primeiro contato”, afirmou.
Assim, após as primeiras definições, a Starpix entrou no processo e foi brifada sobre o que deveria ser apresentado, o formato ideal, a textura desejada e as composições que melhor encaixariam na arte-final.
Mais uma vez, o resultado atingido foi um sucesso junto ao cliente e consumidores finais. O estúdio captou a essência e trouxe uma qualidade incrível para as imagens, transmitindo todos os ideais e ilustrando da melhor maneira possível o conteúdo da embalagem.
É de dar água na boca, não? Você pode conferir essas embalagens nos principais supermercados da região oeste catarinense e, pode ter certeza, vale a pena experimentar os produtos, eles são tão saborosos quanto parecem.
Viu só como o desenvolvimento de embalagens pode impulsionar o sucesso de uma marca? Ao enfrentar o desafio de reposicionar seus produtos de carne de alta qualidade no mercado, o Frigorífico Arvoredo adotou uma abordagem estratégica e bem-sucedida.
E, no fim das contas, o principal segredo para desenvolver embalagens de sucesso é contar com quem entende do assunto. Se você precisa de apoio para aumentar as vendas e transformar investimentos em números positivos, fale conosco. A 2op é uma agência com mais de 15 anos de experiência e grandes cases para contar, tanto no digital quanto no off. Adoraríamos que o seu fosse o próximo!
Fique com o making of produzido pelo pessoal do Starpix Studio e, se curtiu esse conteúdo, confira também o que eles escreveram sobre a demanda!