O comportamento de consumidores tem sido alvo de grande parte dos esforços de negócios que querem criar estratégias de marketing e vendas mais assertivas.
Empresas de todos os setores do mercado investem na análise desse comportamento para se posicionarem de maneira competitiva e conquistarem cada vez mais clientes. Na prática, essa iniciativa resulta em ações segmentadas, com uma linguagem personalizada e um público engajado.
Veja então como falar o que o consumidor quer ouvir descobrindo tudo o que você precisa saber sobre o seu comportamento!
Como funciona a análise do comportamento do consumidor?
Saber o que as pessoas buscam antes de tomarem alguma decisão, assim como a forma que preferem se relacionar com as empresas, são alguns dos questionamentos que envolvem esse tipo de análise.
Com a notória revolução digital que vivemos, a investigação de hábitos e opiniões de clientes reais se tornou muito mais fácil, principalmente pelo contato direto que as ferramentas digitais proporcionam. Nesse sentido, o aspecto comunicação entre empresas e pessoas só evolui.
Instagram, Facebook e blogs são exemplos dos focos mais comuns de ações de marketing digital que, por sua vez, é indispensável para qualquer tipo de marca. E, quando o assunto é análise de comportamento nesses canais, existe uma série de ferramentas voltadas para a interpretação desses dados.
Com essa facilidade, as análises de perfil estão buscando informações mais profundas do que aquele velho padrão composto por dados demográficos, poder aquisitivo, faixa etária e gênero.
Hoje, além dessas informações básicas, as marcas estão preocupadas em compreender os valores do seu público, assim como objetivos, estilo de vida, prioridades, opiniões e etc.
Esse cuidado em conhecer o público apura a intuição de profissionais, criando material rico para insights mais potentes e valiosos para o negócio.
Que tipo de informação pode melhorar o relacionamento com o consumidor?
O comportamento do consumidor é resultado de variáveis que atuam de forma interdependente até que se torne de fato uma ação ou opinião.
Por isso, tão importante quanto ter as ferramentas adequadas para extrair, organizar e analisar dados, é “fazer as perguntas certas”. É preciso entender as variáveis que envolvem o comportamento de consumo. São elas:
- culturais: conjunto de valores, preferências, percepções, crenças e hábitos compartilhados em grupo;
- sociais: grupos de referência, pertencimento e aprovação, formados por afinidade, papel ou função social;
- pessoais: referentes ao momento de vida da pessoa, como idade, ocupação, poder aquisitivo, personalidade e estilo de vida;
- psicológicos: motivação, percepção, conhecimento, crenças e atitudes que determinam os hábitos de consumo, como um somatório de todas as outras variáveis.
Esse olhar integral para o comportamento do consumidor proporciona um relacionamento mais profundo entre marca e cliente, no qual são respeitadas as expectativas das pessoas.
Isso significa, na prática, uma marca que fala a língua do seu cliente e acompanha as suas necessidades de maneira atualizada e constante. Incluindo estratégias de pós-vendas e pesquisas de satisfação.
Se, por exemplo, uma empresa de cosméticos entende que grande parte de seu público é contra o teste de produtos em animais, qualquer tipo de ação que contrarie esses valores resulta diretamente na insatisfação de clientes e em uma provável perda de público.
Podemos garantir, assim, que a análise do comportamento do consumidor na era digital é mais do que uma questão pontual de faturamento, mas, de posicionamento.