Muitos empresários se perguntam se uma agência de publicidade é um bom investimento e se sua empresa realmente precisa de uma. Primeiramente, para ficar clara a necessidade ou não, é necessário entender as principais funções de uma agência de publicidade.
- Ser responsável pela imagem dos produtos ou serviços da empresa perante o consumidor;
- Gerenciar o posicionamento da marca no mercado e sua percepção perante o público-alvo da empresa;
- Planejar a comunicação e a administração de recursos financeiros para o investimento em mídias (rádio, televisão, Internet, revistas, jornais, outdoors, entre outros ).
Sabendo as principais funções da agência e conhecendo os sinais demonstrados abaixo, é possível avaliar se sua empresa está ou não precisando de uma agência de publicidade.
1 – Falta inovação
Muitas vezes, na correria do dia-a-dia, os empresários não tiram tempo para pensar em inovações para produtos e serviços, melhoria do atendimento de sua empresa e relacionamento com sua carteira de clientes e fornecedores. Além disso, a visão empresarial costuma ser interna e muitos paradigmas continuam a existir pelo simples fato de que sempre foi assim e sempre funcionou.
Uma agência de publicidade força a empresa a pensar fora da caixa, sair de sua zona de conforto. A agência possui uma visão externa do negócio do cliente; além disso, ela está longe dos “vícios” e paradigmas que a empresa pode ter.
Outro ponto importante é que a agência possui profissionais de diferentes áreas do conhecimento e isso pode auxiliar bastante as empresas com novas ideias e troca de experiências.
2 – Os recursos investidos em mídia não estão trazendo retorno
É comum que as empresas fiquem frustradas com o investimento em mídia porque não tem o retorno esperado. Muitos empresários investem valores consideráveis em televisão, rádio, Internet e outros meios sem ter a plena convicção que realmente seu público estará recebendo sua mensagem.
Uma boa agência auxilia a empresa na escolha de mídia, com base no perfil do público-alvo da empresa. Além disso, a agência administra a verba e procura maximizá-la, através do seu conhecimento e relacionamento com os veículos de comunicação.
3 – Sua marca não está sendo tratada como um ativo da empresa
Alina Wheeler, em seu livro, Design de Identidade da Marca, fala algo muito interessante sobre a importância de uma marca:
“À medida que a concorrência cria uma infinidade de opções, as empresas passam a buscar formas de estabelecer uma ligação emocional com os clientes, tornar-se insubstituíveis e desenvolver relações duradouras. Uma marca forte se destaca em um mercado saturado. As pessoas se apaixonam pelas marcas, confiam nelas e acreditam em sua superioridade. O modo como a marca é percebida afeta seu sucesso, não importando se você é uma pequena empresa, uma grande organização ou um produto”.
Um dos grande objetivos de uma agência de publicidade é mostrar para seu público-alvo realmente o que sua empresa é e por que eles devem se importar com seus produtos e serviços.
Tudo isso é feito através dos pontos de contato da marca. Cada ponto de contato é uma oportunidade para a sua empresa aumentar a consciência de marca e promover a fidelidade do cliente.
Veja abaixo os pontos de contato de uma marca e faça a seguinte pergunta: minha empresa está tratando, com a devida importância, cada um desses contatos?
4 – Seus colaboradores estão desmotivados
A falta de motivação no trabalho é um dos principais motivos para a falta de produtividade e problemas de relacionamento entre colaboradores.
Uma boa agência de publicidade pode auxiliar a sua empresa, através de técnicas de endomarketing, a motivar seus colaboradores. A maioria das técnicas de endomarketing necessitam de baixo investimento e possuem grande eficácia.
Dica: Nesse post listamos 5 dicas bem legais que ensinam aplicar Endomarketing na sua empresa.
5 – O tempo para criação de materiais de divulgação é muito longo
Muitas vezes, as empresas lançam serviços e produtos sem ter os materiais de divulgação prontos e uma estratégia de comunicação elaborada. Também falta coerência visual entre o real significado do produto e/ou serviço com os materiais desenvolvidos.
O trabalho de uma agência de publicidade é criar um plano de comunicação de seu produto ou serviço com uma imagem facílima de se reconhecer, diferenciada e profissional, que a posicione no caminho do sucesso. Uma boa divulgação auxilia a empresa a se diferenciar de seus concorrentes.
Para finalizar, aqui estão algumas dicas importantes para auxiliar na escolha de uma agência de publicidade:
a) Ao escolher uma agência de publicidade, verifique se ela é filiada ao sindicato de agências do seu estado e se possui certificação do Conselho Executivo de Normas Padrão;
b) Visite a agência, verifique suas instalações e converse com os profissionais que fazem parte dela;
c) Solicite para a agência contatos de clientes e ligue para ouvir suas recomendações.