×
Compartilhar Inscreva-se

5 dicas infalíveis para deixar de ser ocioso

5 dicas infalíveis para deixar de ser ocioso

Acredito que, hoje em dia, com tantos meios de distração de fácil acesso, muita gente sofra com esse problema: “preciso focar no meu trabalho, mas a mosca na parede me parece tão interessante.”.

Chega 6 da manhã e você ainda está compartilhando posts no Tumblr ou checando as fotos dos migos no Instagram. E, desse jeito, ninguém vai a lugar nenhum. E aí, qual a fonte principal desse problema? (Sim, é um problema. E, sim, é muito óbvio). A resposta é: falta de foco.

É normal você se sentir cansado, física e mentalmente. Ainda mais se você trabalha com criação e estratégias, que exigem muito do seu pensamento. Esse é um tipo de trabalho que gera, em algum momento, a falta de foco.

Quando se está com a mente cansada é difícil se concentrar em algo e o cérebro acaba preferindo atividades que não exijam tanto seu trabalho. E se você fica na frente do computador nessas horas, você acaba fugindo para sites de entretenimento e redes sociais.

Então: como fazer pra me focar mais?

pequenas-pausas

1 – Faça pequenas pausas.

Às vezes, é realmente penoso ficar focado num projeto por bastante tempo. Então, faça pequenas pausas de 5 minutos a cada meia ou uma hora. Deite um pouco, dê uma caminhada, faça uma boa xícara de café, faça exercícios de alongamento, converse com as pessoas e, então, volte a sua mesa.

Assim, o trabalho rende e não se torna tão cansativo.

coloque-fones-escolha-musica

2 – Coloque os fones de ouvido e escolha uma música.

Com tantas interferências externas, é difícil, às vezes, se concentrar. Então, se feche no seu mundinho nesse instante. Coloque os fones, prepare uma playlist com suas músicas favoritas e assente os olhos no seu projeto.

Estudos afirmam que a trilha sonora de video-games ajudam a se concentrar pois são projetadas com o intuito de impulsionar o jogador a bater suas metas no jogo. Que tal aproveitar pra relembrar a infância com essas melodias nostálgicas?

Não consegue se concentrar com música? O site www.rainymood.com disponibiliza um relaxante barulho de chuva para você ficar calmo e abstrair o mundo de fora.

descanse-bastante

3 – Descanse bastante e não vire a noite em claro.

Cérebro cansado não consegue trabalhar. Quanto mais você fica sem dormir, mais cansado ele fica. Procure dormir regularmente 8 horas por noite para se manter descansado nos dias de empenho.

Assim, você fica mais relaxado e os pensamentos não ficam girando em torno da cama quentinha que deixou em casa.

Nada de sair pra festejar à noite se você tem um trabalho importante a fazer no dia seguinte.

organize-seu-tempo

4 – Organize seu tempo.

Quando se tem muitas coisas a fazer também fica difícil se concentrar. Fazer um trabalho agora pensando no outro projeto que vai ter de fazer depois e naquele outro prazo que está se esgotando só vai deixar sua mente ainda mais confusa.

Organize num papel um tempo que precisará para realizar cada coisa. Assim, você consegue se focar em um job por vez sabendo que terá tempo para fazer os outros depois. Organização de tempo é a chave para uma vida mais tranquila.

seja-feliz

5 – Seja feliz.

Uma pessoa triste não consegue fazer absolutamente nada.

Cerque-se de coisas que te fazem bem, de pessoas que trazem sempre ideias novas e um sorriso no rosto; sente para ler um livro novo de vez em quando; visite o campo; tome sorvete; pegue o sol da manhã e o sol do fim de tarde; beba bastante líquido e coma verduras.

Busque um modo de vida que faça tanto bem pro seu corpo quanto para sua alma e, desse jeito, você sempre vai estar disposto a fazer qualquer coisa a qualquer momento. Concentrar-se vai ser muito mais fácil!

Compartilhe:

Junte-se a nossa lista de mais de 6.000 leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da 2op!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da 2op? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.