Primeiramente temos que deixar claro: o que é marca? Alina Wheeler, em seu livro Design de Identidade da Marca, nos explica que a medida que a concorrência cria uma infinidade de opções, as empresas passam a buscar formas de estabelecer uma ligação emocional com os clientes, tornar-se insubstituíveis e desenvolver relações duradouras.
Uma marca forte se destaca em um mercado saturado. As pessoas se apaixonam pelas marcas, confiam nelas e acreditam em sua superioridade. O modo como a marca é percebida afeta seu sucesso, não importando se você é uma empresa, uma organização sem fins lucrativos ou um produto.
Equivocadamente, muitos empreendedores ainda acreditam que o investimento em marca é um “luxo” que somente grandes empresas podem ter. Errado! Toda empresa deve investir, no mínimo, tempo no desenvolvimento de uma identidade visual.
Traços, símbolos, fontes: uma marca vai muito além disso. A marca, o logotipo, da sua empresa ou negócio é a tradução de conceitos e valores que ela tem e, acima disso, ela é aquilo que o seu público diz sobre ela. E se seu público estiver recebendo uma ideia errônea a respeito da sua marca, muita coisa precisa ser revista.
Jeff Bezos definiu, de forma mais clara um conceito de marca. Para ele, MARCA é aquilo que as pessoas falam sobre você quando você não está presente.
As três funções principais de uma marca
Segundo David Haigh, CEO da Brand Finance, existem 3 principais funções em uma marca:
- Navegação: as marcas ajudam os consumidores a escolher dentre uma enorme quantidade de opções.
- Segurança: as marcas comunicam a qualidade intrínseca do produto ou serviço e dão segurança ao cliente de que ele está tomando a decisão certa.
- Envolvimento: as marcas usam imagens, linguagens e associações para estimular os clientes a se identificar com elas.
Pontos de contato de uma marca
Os empreendedores devem perceber que uma marca é formada por vários pontos de contato. Cada ponto de contato, quando bem trabalhado, é uma oportunidade para aumentar a consciência da marca e promover a fidelidade do cliente.
Porque investir em sua marca é um ótimo negócio
Investir em uma marca sólida e transparente é aplicar no ativo do seu negócio. É preciso cuidar da imagem da empresa com a mesma preocupação que se tem com sua equipe e seu produto ou serviço.
E não é só a criação: a aplicação e manutenção da marca, assim como de elementos, cores, tipografia demonstram a credibilidade da empresa a respeito da sua identidade visual. Seus materiais precisam ir ao encontro do que seu público deseja ou, ainda, criar uma necessidade nele.
Para que isso tenha efetivo sucesso, a empresa pode contar com agências especializadas e preparadas para oferecer um serviço de qualidade. Uma agência irá muito além de “desenhar uma marca”; ela estudará, analisará e, junto com você, traçará uma estratégia e um posicionamento de mercado.
A marca, portanto, é o sentimento afetivo das pessoas sobre produtos e serviços. Se sua marca trabalhar bem, a publicidade ocorrerá de maneira natural, a partir de seus próprios clientes e fornecedores.
A 2op pode lhe ajudar
A gente quer auxiliar a sua empresa a construir uma marca que realmente se posicione com sucesso no mercado e, acima disso, cumpra seu papel na mente do seu público-alvo. Com uma equipe especializada e multidisciplinar, estudamos, analisamos e trabalhamos para propor a melhor opção para o seu negócio.
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