Buscar formas de aumentar o faturamento nos negócios é um trabalho constante em empresas dos mais diversos setores. É fato que ter um negócio implica estar sempre atento ao faturamento e, muitas vezes o caminho está em uma solução: Upsell.
O segredo para ter sucesso nas finanças está em compreender como funciona a dinâmica por trás das vendas, entendendo o que o consumidor precisa e o que a sua empresa pode oferecer de novo para continuar crescendo.
Primeiro, falaremos um pouco mais sobre esse conceito e depois mostraremos as vantagens relacionadas à sua implementação em negócios. Acompanhe!
Entenda o que é Upsell
O conceito pode parecer novo, mas esse tipo de lógica nem tanto. Trata-se de uma estratégia comercial por meio da qual uma empresa traz alguma melhoria ao seu serviço e cobra um valor a mais por isso. A ideia é aumentar o faturamento e o ticket-médio da empresa ao oferecer uma opção ainda mais vantajosa.
É comum encontrarmos esse tipo de estratégia nas grandes redes de fast food, nas quais você pode pagar por valores adicionais para ter benefícios como “uma batata maior”.
O que muitas empresas de diferentes ramos esquecem é que essa prática pode ser adotada em diversos nichos, associada a serviços ou produtos.
No próximo tópico falaremos mais profundamente sobre as vantagens do upsell para os negócios.
Conheça as vantagens de oferecer mais opções para o seu cliente
Ao que tudo indica, você entendeu até aqui que upsell significa ampliar as opções para seus clientes e, dessa forma, aumentar o valor por esse novo serviço. Sim ou não? Bom, se até o momento você não tinha entendido isso, saiba que oferecer mais opções ao cliente, agregando vantagens, é o upsell propriamente dito. A partir daí, vamos às vantagens enumeradas abaixo!
1. Benefícios mútuos
O upsell traz benefícios tanto para o cliente quanto para a empresa, sendo a melhor maneira de unir esses dois pontos.
Para o cliente, é mais vantajoso adquirir um serviço ou produto mais completo por um valor um pouco maior. Para a empresa, isso também é benéfico, pois ela está vendendo por um preço maior e, dessa forma, aumentando o seu ticket médio.
Isso é a principal característica da prática, oferecer uma solução melhor para o cliente e aumentar o faturamento da empresa.
2. Pouco investimento
Essa estratégia é de fácil adesão, uma vez que a empresa não sai da sua zona de atuação, apenas faz algum tipo de melhoria. Portanto, podemos dizer que se trata de uma ação que não requer muito investimento e tem um ótimo retorno para o faturamento.
3. Fidelização de clientes
Talvez o seu cliente já saiba o que a sua empresa poderia oferecer para ser ainda melhor. Já parou para pensar nisso?
Bom, a diminuição da cartela de clientes pode ser um sinal de que o que você oferece já não está mais tão vantajoso. Por isso, além de ser uma estratégia de crescimento, o upsell é também uma forma de fidelizar os seus clientes, garantindo um sucesso contínuo para o seu negócio.
Muitas vezes, a mudança adotada é justamente aquilo que o seu público já estava precisando.
Mas cuidado, para oferecer mais opções ao seu público, é preciso se preparar. Antes de tudo, mapeie as oportunidades disponíveis. Além disso, ofereça o produto de acordo com o bolso do seu cliente. Caso ele não queira aumentar o seu investimento, volte para o que ele já conhece.
Upsell não é simplesmente aumentar o preço do seu serviço, é oferecer mais uma opção a quem possa interessar.