Sempre que tenho oportunidade, gosto de participar de eventos, cursos e workshops dos mais variados assuntos: inovação, empreendedorismo, design, tecnologia entre tantos outros que despertam meu interesse. Recentemente, participei da ExpoGestão (27 a 29 de maio), na cidade de Joinville (SC) e gostaria de dividir com você um pouco do que tive a oportunidade de aprender durante minha participação.
A FEIRA
Destaque no cenário empreendedor e inovador no Brasil, a ExpoGestão é um evento único para troca de experiências e network que tratam sobre gestão empresarial.
Em cada nova edição da feira, uma gama diferenciada de palestrantes apresenta cases e inovações que relatam práticas de sucesso, trazendo à tona, também, as principais tendências para a classe empresarial.
Entre tantas sessões de workshops na área digital disponíveis nesta edição, os cases apresentados pela A2C chamaram a atenção dos participantes.
O WORKSHOP
No workshop “Mídia Online: Como a Tecnisa vendeu 20 milhões pelo Facebook e Tic Tac fez 1 milhão de amigos?”, com Lucas Monteiro – Líder de Operações, Mídia & Bi, da A2C, tive a oportunidade de conhecer um pouco melhor o atual cenário brasileiro no quesito de audiência de desktop e engajamento. Os dados mostram que os brasileiros estão entre os mais engajados com a internet no mundo:
- O Brasil é o segundo maior mercado do mundo em termos de volume de impressões mensais, com mais de 198 bilhões de impressões entregues no primeiro trimestre de 2015;
- Quase metade da audiência brasileira já consome conteúdos digitais através de mais de um dispositivo;
- Quase 9 milhões de internautas no Brasil acessam a internet exclusivamente de seus tablets e celulares;
- O tempo gasto por visitante em desktop caiu 8.9% nos últimos 12 meses e o tempo por view já é maior no mobile do que em desktop;
- Brasileiros passam mais tempo online no Facebook do que mexicanos e argentinos online como um todo;
- O Facebook alcança 78% de toda a internet brasileira, liderando continuamente como a principal rede social no país;
- Em pesquisa do IAB com compradores de mídia digital e ferramentas comScore foi constatado previsão de aumento de 14% em investimentos em mídia digital: 8,3 bilhões (2014) para 9,5 bilhões (2015).
OS CASES: TIC TAC E TECNISA
Para o case da Tecnisa, a web se consolidou como um dos mais relevantes canais de vendas da empresa, originando 40% das suas vendas em todo o país ao unir ferramentas de busca sofisticadas, cross-content prático e conceitos de georreferenciação e total responsividade mobile.
O Facebook, por sua vez, foi responsável de vendas de R$ 25 milhões de reais, transformando-se em um dos principais cases da rede social em todo o Brasil.
Segundo Lucas, com o case da Tic Tac, a A2C optou por criar as personas para cada novo personagem, alcançando, assim, a aceitação imediata do consumidor. Como a marca já possui uma grande aceitação perante seu público (ficou fácil) levar o relacionamento da marca com os seus milhões de fãs no Facebook a um novo patamar, dando um significado real à palavra “relacionamento” nas redes.
A comunicação desenvolvida foi replicada para diversos países de idioma português devido ao sucesso alcançado. O volume de interações na página cresceu 11x, o de audiência, 22x e o engajamento chegou a 4x mais do que qualquer concorrente, cumprindo os objetivos já no primeiro mês de campanha.
Para conhecer um pouco mais sobre cada case, basta acessar: Tic Tac e Tecnisa.
Até o próximo post. Grande abraço!
Fontes:
– ComScore, Brasil Digital Future in Focus, 2015.
– IAB Brasil, Números de investimentos em Digital, 2015.
– Imagens e informações retiradas do site www.a2c.com.br.