×
Compartilhar Inscreva-se

Solta o som: 7 motivos para ouvir música no trabalho

Solta o som: 7 motivos para ouvir música no trabalho

Aposto que se você tivesse que escolher uma música para diferentes momentos da sua vida você conseguiria lembrar de muitas e montar uma playlist bem bacana, certo? Somos uma geração que é um tanto movida por uma boa melodia.

Rock, pop, sertanejo, MPB, jazz, blues, pagode: não importa o gênero, são raros os momentos em que não estamos ouvindo música. Com a evolução tecnológica, ficou ainda mais comum encontrar a galera ouvindo música na sala de espera do consultório, durante o exercício físico e no trabalho.

Não é preciso muito esforço para encontrar inúmeras pesquisas na internet que comprovam os benefícios de trabalhar (e estudar) ao som de uma boa música. Independente da ciência, é praticamente unânime a ideia de que qualquer atividade realizada ouvindo música se torna melhor e, até, mais produtiva.

Mas, para que você não fique em dúvidas, a gente listou alguns motivos básicos.

1. Diminui o estresse

Tá realizando uma atividade estressante e isso atrapalha seu rendimento? Coloca um som e relaxa! Com o som, você fica mais relax e seus níveis de cortisol (ligado diretamente ao estresse) diminuem consideravelmente.

2. Aumento do bom humor

Já viu alguém triste quando está ouvindo uma música que gosta? Acredito que não! Você acalma seu cérebro e consegue organizar melhor as ideias, aumentando a produtividade.

3. Contribui no desenvolvimento da memória

Uma das grandes reclamações das pessoas atualmente é o fato de ter muita coisa para fazer e sentir que sua memória não funciona como gostaria. Ouvir música contribui para o desenvolvimento da sua memória.

Quer um exemplo? Tenho certeza que você é capaz de lembrar uma situação específica se pensar antes em uma música que embalou o momento!

4. Seu gosto é peculiar? Use fones!

Se você tem um gosto musical um pouco diferente da maioria dos seus colegas, usar os fones de ouvido é a alternativa perfeita. Só tenha cuidado com a sua saúde auditiva e não abuse no volume.

5. Quer um ambiente mais leve? Compartilhe o som!

Aqui na agência, a gente tem um hábito muito bacana de compartilhar o som ao invés de usar os fones. Há dias em que alternamos e cada um escolhe uma música por vez.

Além de mantermos a comunicação mais aberta, a música nos auxilia manter um ambiente mais bacana, aumentando a produtividade.

6. Faça seleções diferenciadas

Solte o DJ que há em você! Escolha diferentes trilhas para cada dia. Além de não enjoar, você consegue relembrar clássicos ou descobrir opções para as futuras playlists.

7. Inspiração natural

Enquanto você ouve música, é possível que tenha boas ideias para futuros projetos ou soluções para aquele problema que parecia não ter fim. Afinal, música é inspiração!

Música é algo tão bacana que não faltam motivos para justificar seu uso; e a gente passa tanto tempo do dia no trabalho que é (super) justo torná-lo um local mais amigável e descolado.

Pra finalizar, eu deixo uma sequência (pequena, mas de coração) feita pela nossa equipe como sugestão para alegrar seu dia – e aumentar a produtividade!

  1. Take me to church – Hozier – sugestão do Márcio, Gerente de Projeto;
  2. Bleed it out – Linkin Park – sugestão da Ana Paula, Web Developer;
  3. You and I – Scorpions – sugestão do Rodrigo, Diretor de Arte;
  4. Sugar – Maroon 5 – sugestão minha;
  5. She & Him – Stay Awhile – sugestão do Geovanni, Designer;
  6. Nothing else matters – Metallica – sugestão do Cleiton, Web Developer;
  7. Someday – Nickelback – sugestão da Géssica, do Financeiro;
  8. Wish you were here – Pink Floyd – sugestão do André, Gerente de Contas.

Bom trabalho e até!

Compartilhe:

Junte-se a nossa lista de mais de 6.000 leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da 2op!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da 2op? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.