O velho ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” tem ganhado mais sentido quando o assunto é a comunicação de empresas. Seja para materiais gráficos ou online, as imagens desempenham um papel de fundamental importância na hora de atrair a atenção do público.
Quanto mais reais, mais próximas da persona do seu negócio, maiores são as chances de sucesso da publicidade. As pessoas gostam de se identificar com o que veem, é como se a marca estabelecesse uma conversa informal e realmente se importasse com os seus potenciais clientes.
Nessa expectativa de criar esse relacionamento de confiança, os departamentos de marketing juntamente com seus criativos saem em uma busca incessante por imagens que melhor traduzam a mensagem que a empresa quer repassar. E aí, surge a grande dúvida: usar arquivos de bancos de imagem ou investir em produção de fotos?
De antemão, é válido ressaltar que ambas as opções possuem pontos positivos e negativos: basta ter em mente o que a empresa deseja, o que ela precisa e o que ela tem disponível para ser investido, para conseguir decidir sobre qual alternativa se encaixa melhor.
Produção de fotos
Exclusividade de imagem e reprodução fiel da mensagem que se quer passar: a produção de fotos permite ir no cerne da questão, criando uma solução em imagem sob medida para a comunicação da empresa.
No entanto, os custos de investimento para produzir uma foto de acordo com a necessidade podem ser bastante elevados. Entre as vantagens dessa opção, estão:
– Representação fiel de características do produto/serviço;
– Escolha/Contratação de modelos que sejam a “cara” da marca da empresa;
– Sequência de fotos com um mesmo modelo para utilizar em outras situações;
– Fotos em alta resolução para utilização em grandes formatos;
– Imagens sob medida para tratamento gráfico conforme necessário.
Banco de imagens
Em uma rápida busca pelo Google, é possível encontrar diversas opções de bancos de imagens com uma infinidade de fotografias. Os cliques são de todas as situações que você possa imaginar.
O fácil acesso a essas imagens, principalmente nos últimos tempos, tem disseminado o uso das fotos. Por isso, não é incomum encontrar a mesma foto em anúncios de diferentes ramos. Com uma busca um pouco mais aprofundada e um pouco de investimento, é possível encontrar uma imagem que se adeque à necessidade, em alta qualidade.
Das vantagens de trabalhar com bancos de imagens, estão:
– Inúmeras possibilidades de escolha;
– Os investimentos restrigem-se à compra da foto, sem precisar se preocupar com equipamentos, profissionais e locais;
– Aquisição em qualquer hora: você não precisa aguardar o todo o processo.
As opções estão aí e independente do que você escolher, lembre-se de colocar em primeiro lugar a qualidade do trabalho que está sendo desenvolvido. Uma boa imagem, que componha de maneira efetiva o layout proposto, contribuirá para um resultado muito melhor.