No mundo publicitário, constantemente somos informados e vivenciamos mudanças. Tipografia, cores, símbolos, imagens, entre outros fatores, estabelecem tendências que são absorvidas pelas marcas.
Com foco especial na marca, há algum tempo, designers vêm se deparando com o minimalismo. Também chamado flat design, o design minimalista prega a simplicidade visual com um conceito mais elaborado.
Tanto no impresso como online, o minimalismo já é tendência nas agências e a propensão é que ele esteja ainda mais presente. Alguns traços são característicos do flat design:
- Adeus ao degradê nas marcas: com cores definidas e chapadas, o minimalismo dá adeus ao degradê.
- Dosagem de elementos: as marcas com conceito minimalista apostam em poucas informações. Elementos que não são essenciais passam a ser utilizados em materiais de apoio.
- Tipografia: a opção são por fontes mais legíveis e limpas e, em sua maioria, sem serifa.
- Cores: desempenham funções sensoriais. A ideia é que além de harmonia, as cores também transmitam sensações ao público.
- Alinhamento: as grades, mais do que nunca, são necessárias. A disposição de elementos na tendência minimalista visa a organizar os elementos de maneira a deixá-los organizados.
- Espaço em branco: áreas de respiro são essenciais no flat design.
Abaixo, selecionamos algumas marcas que foram desenvolvidas com base no conceito minimalista.
Conheça mais sobre o processo de criação de marca que seguimos na 2op!