×
Compartilhar Inscreva-se

Quem é visto é lembrado: 8 dicas para fazer marketing no Instagram

Quem é visto é lembrado: 8 dicas para fazer marketing no Instagram

Não é só de diversão e entretenimento que o Instagram vive, ele pode gerar muitos negócios, inclusive para a sua empresa. Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, sendo destes, mais de 100 milhões de brasileiros, esta rede social é a segunda mais usada no Brasil, perdendo apenas para o Facebook. É muita gente, não é mesmo?

Além de ficar acompanhando o que as outras pessoas estão fazendo, o Instagram é perfeito para investir em marketing de empresas de todos os segmentos. Marketing no Instagram é sinônimo de fortalecer a imagem de um negócio. Porém, não é só chegar e ir postando qualquer coisa, é preciso escolher as melhores estratégias para realizar ações eficazes para gerar resultados.

Por isso, este post está repleto de dicas para você colocar em prática. Leia e saiba como potencializar as oportunidades de negócios!

O que é o marketing nas redes sociais?

O marketing nas redes sociais é uma prática estratégica que se concentra na promoção de produtos, serviços ou marcas por meio de plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, X (antigo Twitter) e Tiktok. Essa abordagem visa aproveitar a enorme base de usuários presente nessas redes para alcançar e engajar um público-alvo específico.

A visibilidade da marca, interação com os usuários e a construção de relacionamentos mais profundos são metas essenciais no cenário do marketing nas redes sociais.

A seguir, você confere algumas estratégias que podem ajudar o seu negócio!

1. Transforme seu perfil em comercial

Você já pode ter visto alguns prints ou até mesmo outros perfis divulgarem dados e gráficos da conta no Instagram. Para poder ver e ter a relação de diversas métricas, como por exemplo, de quantas pessoas e quais as cidades viram o seu perfil é muito fácil: basta tornar o perfil comercial, é só ir nas configurações da atual conta e selecionar a opção “Mudar para conta comercial”.

métricas de perfil comercial do instagram

2. Planeje e organize estratégias de marketing no Instagram

Não é só transformar a conta pessoal e comercial e sair publicando, é necessário planejar e organizar os seus conteúdos para que eles não fiquem repetitivos ou maçantes.

Por isso, saiba qual é o seu público. De acordo com ele a comunicação textual e visual vão surgir. Se for um público mais jovem, por exemplo, a sugestão é utilizar uma linguagem mais divertida e descontraída e assim por diante, tudo vai depender do tipo de negócio e do que está vendendo.

3. Calendário de postagem

Não abandone o seu perfil! Não postar faz que os seguidores percam o interesse. Para isso, temos um dica: faça um calendário de postagens.

Coloque em uma tabela em seu computador ou até mesmo anote na sua agenda os dias e os conteúdos que serão postados durante o mês. Assim fica mais fácil ter uma visão geral do que você programou.

4. Quantas vezes postar no feed

Não existe uma regra específica! Para descobrir a melhor estratégia para o seu negócio faça testes. Experimente postar todos os dias, um dia sim e outro não, uma vez por semana e assim por diante.

Dependendo do serviço que a sua empresa presta, será possível gerar muito conteúdo.

Mas, lembre-se: tudo que é em excesso cansa !

5. Faça stories

Hoje em dia, você passa mais tempo olhando todas as fotos de quem você segue ou a maior parte do tempo é passando os pontinhos dos stories? Provavelmente a sua resposta vai ser os pontinhos.

Se não existe nenhuma regra específica sobre publicações no feed, para o stories também não! Ele é uma excelente ferramenta para você se aproximar ainda mais do seu público.

O que devo mostrar? Os bastidores, processos de produção, enquetes, tudo o que você puder imaginar. É claro que vale produzir conteúdos somente para o stories também. O segredo é deixar a sua imaginação viajar!

6. Use hashtags ###

As famosas # (hashtags) são itens indispensáveis ao realizar uma postagem. Elas atraem seguidores interessados por aquela palavra ou conteúdo.

Portanto, use pelo menos uma hashtag em sua legenda. Porém, não use somente as famosas para atrair seguidores, faça uma busca e escolha palavras-chave que tenham relação com o seu público-alvo e conteúdo.

7. Interação

De nada adianta ter a melhor estratégia para Marketing no Instagram e deixar o seu público, literalmente, falando sozinho.

Interaja! As pessoas vão gostar de sentirem-se próximas ao seu negócio. Responda os comentários, mensagens inbox e dúvidas, quanto mais envolvido e engajado o seu perfil, melhores resultados você vai conseguir.

8. Um gás a mais

Que tal investir? No Instagram você pode patrocinar as suas postagens, assim mais pessoas irão ver!

Escolha públicos de interesse, selecione regiões, idade e sexo. O mais bacana, é que você pode começar a patrocinar a partir de R$5,00, mas, é claro, quanto maior for o investimento, mais pessoas serão atingidas.

Ao final da sua promoção, o Instagram gera um relatório sobre o impulsionamento, assim você conseguirá ver o resultado de contas alcançadas, cliques e até mesmo pessoas que converteram no seu material. Desta forma, você vai melhorar, cada vez mais, o seu alcance e resultados.

Então, ainda não criou suas estratégias para sua conta no Instagram? A sua chance é agora! Coloque essas dicas em prática ao gerenciar o seu perfil e seja visto e lembrado!

Não deixe de acompanhar todas as novidades em recursos que o Instagram sempre está lançando. Ser atualizado e estar de olho nas tendências é outra dica s-u-p-e-r importante para o Marketing no Instagram.

Aproveite para assinar nossa newsletter e receba os melhores conteúdos sobre marketing digital, o seu negócio vai agradecer!

Compartilhe:

Junte-se a nossa lista de mais de 6.000 leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da 2op!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da 2op? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.