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O poder do posicionamento visual: o case de sucesso Coperaguas

O poder do posicionamento visual: o case de sucesso Coperaguas

Ainda é comum, quando falamos sobre identidade visual, relacionar o termo à marca de uma empresa. Essa associação não está errada, mas está incompleta, pois uma identidade visual corporativa é definida e sustentada também por outros aspectos além da marca. 

Assim como a biometria e o CPF identificam uma pessoa, a identidade visual define a singularidade da sua marca. É a “cara” do seu negócio, composta por logotipo, cores, fontes e o design de todos os materiais promocionais. O posicionamento visual vai além de um simples logotipo; ele cria uma impressão duradoura e estabelece a base para a comunicação da sua marca com o mundo.

A importância da identidade visual

Aqui estão algumas razões pelas quais a identidade visual é tão importante:

Fortalece a presença da marca

Um design consistente e bem elaborado ajuda sua marca a se destacar, ser reconhecida e lembrada pelo público.

Facilita o reconhecimento instantâneo

Cores e formas bem definidas ajudam o público a identificar e lembrar sua marca com facilidade em meio aos concorrentes.

Transmite valores e missão

Cada elemento da identidade visual comunica algo sobre os princípios e a cultura da sua empresa. 

Gera engajamento com o público

Uma identidade visual atraente e coerente cria uma conexão emocional com seu público, promovendo lealdade e engajamento.

Está claro que investir em uma identidade visual profissional é essencial, não é mesmo? Agora, queremos te mostrar por que ter uma identidade visual desenvolvida pela 2op, além de essencial, é algo especial. 

Case Coperaguas: transformação com propósito

A Coperaguas, maior exportadora de feijão do Brasil, é cliente da 2op desde 2014. Nossa parceria iniciou com a reformulação da marca da cooperativa, que precisava transmitir seu profissionalismo, grandeza e segmento de atuação. 

Para isso, nossa estratégia foi além muito além da aparência. Optamos, primeiramente, por um alinhamento estratégico global ajustando o nome, que antes era Cooperaguas, com duas letras O. Essa mudança semântica simplificou a pronúncia em outros países e facilitou a memorização da marca. Após, passamos para o estudo de cores, tipografia e símbolo da marca. 

posicionamento visual Coperaguas

Se o trabalho tivesse parado por aí, já seria uma bonita história para contar, mas é aí que entra nosso trabalho de branding.

O que é branding?

logotipo e dos elementos visuais. Envolve a criação de uma identidade e personalidade únicas que ressoam com o público-alvo, gerando uma conexão emocional duradoura. É sobre contar a história da marca de uma maneira que transmita seus valores, missão e visão.

Na 2op, ficamos responsáveis pela gestão da marca Coperaguas, cuidando de toda a comunicação para garantir que a identidade da marca fosse consistente e eficaz em todos os pontos de contato. 

case coperaguas

E esse case não termina por aí. Recentemente, surgiu a necessidade de uma atualização no posicionamento visual da empresa para refletir a evolução do mercado e as novas direções estratégicas.

Atualização na identidade visual da Coperaguas

O briefing era relativamente simples: atualizar a identidade visual da Coperaguas, trazendo mais dinamismo, sem perder a sua essência. Veja, não estamos falando de mudança na marca, mas sim da maneira como ela se comporta em diversos materiais e meios de comunicação.

Nosso papel, porém, vai além de atender pedidos; é entender o que o cliente realmente precisa. E, após tantos anos juntos, percebemos que era hora de atualizar as estratégias da Coperaguas para refletir a evolução do mercado, a importância do agro e a essência da empresa.

Também precisávamos estreitar laços com o público e fortalecer a presença da marca globalmente, em mais de 80 países. Para isso, precisávamos mais do que design, olhamos também para tom de voz, discurso de vendas e posicionamento no mercado. 

Manifesto da marca

Criamos um manifesto que encapsula a essência da Coperaguas. O mote “O agro é a nossa vida” surgiu como uma síntese poderosa dos valores e da missão da empresa. Este manifesto não é apenas um texto; é uma declaração de identidade, projetada para ressoar com todos os stakeholders, desde os produtores rurais até os consumidores finais. Ele expressa a paixão e o compromisso da Coperaguas com a agricultura sustentável e a excelência em todas as etapas de sua cadeia de valor.

manifesto coperaguas

Materiais gráficos

Para a atualização da identidade visual, revisamos e modernizamos todos os elementos gráficos da marca. A iconografia foi simplificada e alinhada com a nova visão estratégica, tornando-se mais moderna e versátil.

A tipografia foi escolhida para transmitir clareza e profissionalismo, enquanto as novas cores foram selecionadas para representar dinamismo, confiança e inovação.

Cada decisão de design foi tomada com o intuito de fortalecer a presença da marca e garantir que ela se destacasse em um mercado cada vez mais competitivo.

coperaguas, identidade visual

Engajamento com o público

Implementamos o novo mote em todos os materiais de comunicação, reforçando a identidade visual da Coperaguas em cada ponto de contato com o público.

As novas sacarias, por exemplo, circulam pelo mundo, gerando uma repercussão extremamente positiva e fortalecendo a imagem da marca. Essa estratégia não só aumentou o reconhecimento da marca, mas também estreitou os laços com o público, criando uma base de fãs leais.

Na 2op, estamos sempre prontos para novos desafios e para levar a identidade visual da sua marca a um nível excepcional. Vamos juntos criar algo incrível? Clique aqui para falar conosco! 

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