O post de hoje começa com uma reflexão: como está a consistência da comunicação da sua empresa e, principalmente, da sua marca no mercado?
Ela pode ser representada por este gif:
ou esse aqui?
Se manter um contato consistente e eficaz com seu público-alvo é uma longa missão, criar e preservar uma presença de marca como um todo é ainda maior.
Enquanto realizar uma campanha consistente para divulgação de um novo produto ou serviço requer uma mensagem clara, com objetivos e formatos bem alinhados em todos os canais, estabelecer-se no mercado com um marca consistente requer muito mais.
Comunique-se
Seja o trabalho em um site, nas redes sociais, em um blog, na mídia impressa ou audiovisual, tudo que sua marca faz está comunicando algo. Até não fazer nada comunica alguma coisa. O “sumiço” de uma marca pode representar que ela não está mais interessada em seus clientes/consumidores, que não deseja mais manter esse relacionamento.
Por isso, mais do que nunca, manter uma boa consistência de marca e comunicação é imprescindível. Os gifs utilizados no início do post, por exemplo, buscam demonstrar justamente a diferença de contar com uma marca consistente.
Um empresa que não acredita no poder da comunicação, que realiza apenas ações muito, muito, eventuais (como 1 vez a cada três, seis ou 12 meses), será facilmente abalada, tanto por fatores internos quanto externos. E aí, assim como no segundo gif, estará fadada ao fracasso, a virar apenas “cinzas” para seus potenciais clientes.
Por outro lado, uma empresa que investe em ações constantes, inova, busca oferecer mais do que vantagens, diferenciais e atrativos para seu público-alvo, caminha com segurança e firmeza rumo ao sucesso. E, nada que aconteça poderá abalar sua confiança.
Transmita uma mensagem consistente
É importante lembrar ainda que a área da comunicação de uma empresa vai muito além do que tradicionalmente se imagina. Uma parte é a mensagem, muitas vezes, subjetiva transmitida pela marca. A outra está diretamente relacionada à embalagem do produto, ao contato do vendedor, à experiência entre produto e cliente, no pós-venda e atendimento.
Construir a consistência de uma marca é realmente um imenso desafio. Tudo precisa ser cuidadosamente pensado, planejado e executado para comunicar com eficiência. Afinal, de que adianta realizar uma fabulosa campanha, gerar engajamento, likes, compartilhamentos, se depois de algum tempo o consumidor não encontrar mais a mesma marca pela qual se apaixonou?
Realizar ações ou comunicação isolada não resolve problema nenhum, muito pelo contrário; causa inúmeros outros. Tenha em mente que uma marca consistente é construída ao longo do tempo e com estratégias contínuas, que não podem parar.
Por fim, se puder deixar ainda dois conselhos (sem essa de que se conselho fosse bom ninguém dava de graça), diria:
Primeiro
A comunicação da sua empresa só vai funcionar se ela estiver muito próximo da sua gestão de marca. Uma não existe sem a outra.
E segundo:
A rigorosidade pela qualidade não pode ser única de um projeto. Você tem um padrão a seguir e uma imagem a zelar. Portanto, independente do trabalho realizado pela sua marca, busque sempre a excelência.
Exceções acabam com a consistência e marcas consistentes são as mais lembradas, sempre!
Até a próxima!