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Porque meu site não aparece na primeira página do Google?

Porque meu site não aparece na primeira página do Google?

Se você tem ou gerencia um site, muito provavelmente você já tenha ouvido falar sobre SEO (Search Engine Optimization). É importante dominar os conceitos básicos de SEO, mas, você sabe o que é realmente imprescindível fazer para ter um website bem colocado no Google e, assim, aumentar suas visitas e conquistar novos clientes?

Pense sempre no usuário!

Fatores que melhoram a experiência do usuário no site também irão melhorar o SEO e vice-versa. É importante planejar um site pensando no que o público-alvo quer e pelo que ele irá buscar, e não somente no que ele irá ver.

É preciso também entender como atrair os usuários corretos para o seu nicho de mercado. O objetivo depois de atraí-los? Fornecer a eles a melhor experiência!

Algumas maneiras de melhorar a experiência do usuário são:

  • Breadcrumbs: elementos de navegação (exemplo: Você está em: Home – Produtos – Cadeiras) facilitam a navegação do usuário. Os mecanismos de busca, indexação e visão da estrutura do site também são facilitados;
  • Blocos de texto: obviamente necessários para o usuário obter informações sobre serviços/produtos do site, também fornecem aos robôs de busca palavras-chave (de cauda curta e longa);
  • Flash, Java, textos dentro de imagens: os mecanismos de busca não conseguem ler o que está dentro deste tipo de conteúdo; além disso, eles não oferecem nenhuma vantagem à experiência do usuário. Assim, não existe razão para utilizá-los;
  • Estrutura do site: uma estrutura ruim e confusa para o usuário faz com que ele se frustre ao não encontrar o conteúdo que procurava no site. Isso fará com que ele abandone-o em pouco tempo, aumentando a taxa de rejeição, não retornando e não citando-o.

Links, links e mais links

Outro fator muito importante é a quantidade (e qualidade) dos links que fazem referência ao seu site. Quanto mais sites relevantes linkarem para o seu site, mais relevante ele próprio será. Por quê? O Google entende que, quanto mais “pessoas” estiverem falando sobre você e lhe recomendando, mais confiável e relevante você é. Assim, você conquista a posição de autoridade!

Forneça conteúdo de qualidade, fale sobre temas atuais, faça reviews e guest posts (postagens escritas por terceiros, como convidados), integre seu site com redes sociais. Lembre-se sempre de focar no público-alvo correto que, consequentemente, atrairá visitas e poderá citá-lo, gerando cada vez mais tráfego e link building.

No final (quase) tudo se baseia em conteúdo

Os aspectos técnicos de SEO são muito importantes e, portanto, não existe tráfego em um site se não houver bom conteúdo. O importante a ser lembrado é que marketing de conteúdo traz ao seu site o público correto e o público correto tem muito mais chances de comprar seu produto/serviço ou de recomendá-lo.

É preciso sim investir muito tempo e esforço para produzir um conteúdo bom e relevante, porque, no final das contas, é isso que trará visibilidade e dinheiro a sua empresa.

Dica: dois posts que escrevemos em nosso blog podem ajudá-lo a melhorar o conteúdo em seu website: “5 passos para desenvolver o conteúdo para seu site” e “Medo de escrever? Conheça essas dicas e acabe com ele“.

Ferramentas de análise

Algumas ferramentas para analisar, de maneira bem simples, o SEO podem também ajudar a melhorar o posicionamento de seu site:

Outra estratégia legal é analisar como o usuário se comporta em seu site através de mapas de calor (os chamados heatmaps). Em nosso post “Saiba como monitorar o comportamento de usuários em sites e aplicações”, nós falamos um pouco mais sobre como essa ferramenta é essencial na otimização de rankeamento do seu site.

Por fim, é válido ressaltar que mudanças, alterações e análises devem ser feitas constantemente para manter seu site bem posicionado e, assim, aumentar as chances de negócio para o seu negócio.

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