Há alguns dias falamos aqui no blog sobre como o Facebook Ads pode ser utilizado para aumentar as vendas e o sucesso da sua empresa. Hoje nosso tema é sobre outra mídia paga, que também pode ser bastante eficiente: o Google Adwords.
Diferente de sites, blogs e outras ações e campanhas de marketing digital que costumam funcionar a longo prazo, o Google Adwords aparece como um recurso capaz de obter resultados de forma mais imediata. Isso porque costuma atrair uma demanda já existente.
De acordo com o próprio Google, o Adwords funciona para alcançar pessoas certas no momento certo. Ou seja, seus anúncios aparecerão para usuários que estão efetivamente procurando por produtos ou serviços que a sua empresa oferece. Quer algo mais assertivo que isso?
Para que você entenda melhor o assunto, separamos algumas informações essenciais sobre essa ferramenta. Confira!
O que é o Google Adwords?
Google Adwords é o serviço de Links Patrocinados da rede de pesquisas do Google, o buscador mais utilizado no mundo. A ferramenta foi desenvolvida com o intuito de disponibilizar espaços para anunciantes que desejam exibir anúncios da sua empresa para inúmeros internautas.
Através de campanhas efetivas nesse meio é possível atrair novos visitantes para o seu website, receber mais ligações, aumentar suas vendas e ampliar a interação do seu público-alvo com a sua marca. É uma estratégia mais direta para manter contato com potenciais clientes sem necessariamente criar um longo relacionamento com eles.
Isso porque o sistema do Google Adwords identifica e relaciona a busca do internauta com a sua empresa através de palavra-chave, perfil e localização geográfica. Vantagens para sua marca, que atrai pessoas interessados, e para os internautas, que obtêm respostas mais precisas.
Como funciona o Google Adwords?
Você certamente já viu anúncios do Google Adwords, talvez apenas não os tenha percebido dessa forma. Se esse é o seu caso, abra o buscador do Google e faça uma pesquisa sobre um determinado serviço, por exemplo, “restaurante em Florianópolis” e observe os resultados.
O Google oferece uma série de anúncios pagos, que são exibidos nas três primeiras posições dos resultados e na coluna direta da página (com a palavra ‘anúncio’ destacada em um quadro amarelo). Quando o usuário se interessa e clica no anúncio, então, o anunciante paga ao Google.
Através de palavras-chaves você cria anúncios no Google Adwords mostrando para as pessoas o que sua empresa oferece. Se essas palavras forem buscadas pelos usuários, seu anúncio pode ser exibido acima ou ao lado dos resultados de pesquisa. Sua empresa só precisa pagar quando o internauta efetivamente clicar sobre o anúncio.
O que torna o serviço ainda mais interessante é que ele é acessível a qualquer pessoa que queira se tornar um anunciante. Basta realizar uma pesquisa na próprio buscador, se cadastrar e publicar a campanha. Vale lembrar, no entanto, que resultados concretos e efetivos dependem de uma estratégia bem planejada e executada.
É possível medir os resultados?
Com o Google Adwords você pode acompanhar o desempenho de seus anúncios sempre que desejar. A ferramenta mostra quantos usuários viram seus anúncios e apresenta a porcentagem de cliques para cada um deles. Além disso, também oferece métodos que permitem verificar as vendas reais geradas pelo seu website através dos anúncios feitos por você.
O serviço é bastante flexível e permite interromper, pausar e testar anúncios de acordo com a sua demanda. Os resultados de tudo isso podem ser conferidos com um acesso simples em sua conta do Google Adwords ou através do relatório mensal enviado pela plataforma com os números e estatísticas mais importantes.
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Conforme já destacamos, obter resultados com o Google Adwords não é tão simples quanto parece. Por isso, contar com a ajuda de uma empresa especializada e qualificada para realizar o serviço é uma excelente escolha.
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