Quando acessamos algumas páginas, é comum nos depararmos com “botões” espalhados por todos os lados, quase implorando para que você clique aqui ou saiba mais.
Nesses casos, de fato, os call-to-action – como são chamados -, quando utilizados de maneira errônea, são impertinentes e só causam raiva ao usuário. Afinal, ninguém merece aquele monte de janelas pipocando na tela e impedindo de ver o conteúdo, não é mesmo?
O que significa call-to-action?
Call-to-action é uma expressão inglesa que pode ser traduzida como “chamada para ação”.
No Marketing Digital, especificamente, sua função consiste em atrair e levar o usuário a realizar uma determinada ação, seja ela, preencher um formulário ou efetuar uma compra, por exemplo. Além dessas funções, podemos citar também:
- Visitar um página específica;
- Entrar em contato;
- Assinar uma newsletter;
- Pedir um orçamento;
- Fazer o download de um material;
- Fazer o download de um software;
- Pedir trial ou demo de um produto.
É claro que esse convite precisa aparecer de maneira suave e convidativa e não como, muitas vezes, vemos, sendo intromissivos e inconvenientes.
Como deve ser um call-to-action atrativo?
Seria um erro dizer que há uma receita pronta para criar um call-to-action eficaz e padrão. Cada público, cada página, cada website precisa ser estudado, verificando questões como layout, posicionamento e objetivo para, então, definir o call-to-action perfeito.
Passos para criar um bom call-to-action
Para quem está iniciando no Marketing Digital, é possível seguir alguns conselhos para desenvolver um call-to-action. Em especial, 3 itens podem nortear esse processo de criação: tamanho, cor e texto.
Sobre o tamanho: você quer que o usuário faça a ação do call-to-action; portanto, evite botões muito pequenos. Tamanho maior indica maior prioridade.
Sobre as cores: o segredo está no contraste, isso porque ele tem que se destacar para realmente atrair a atenção e levar seu público a clicar no botão. Por exemplo, se o fundo da sua página é branco, as opções podem ser vermelho, azul escuro ou laranja, por exemplo.
Sobre o texto: não basta ter um botão e que ele chame atenção, ele precisa indicar claramente o que o usuário deve fazer. Então, se você quer que ele entre em contato para solicitar um orçamento, seja objetivo e direto no seu call-to-action: SOLICITE ORÇAMENTO.
Abaixo, você confere nossa página de contato e o call-to-action que utilizamos:
Quer saber mais sobre ferramentas e elementos para fazer uma estratégia de Marketing Digital de resultados? Então, confira também esta dica: Entenda o que é e como se estrutura uma Landing Page.