Muito mais do que moda, o marketing digital, marketing de conteúdo ou inbound marketing é uma nova forma de fazer publicidade que busca desenvolver o desejo/necessidade pelo seu produto.
A evolução da percepção do público
O público-alvo das empresas têm mudado e a forma de fazer publicidade precisa acompanhar essa mudança. O mercado publicitário reinventou-se e está percebendo que não é mais preciso falar sobre as vantagens e benefícios do produto; afinal, ele já sabe disso muito antes (e, muitas vezes, muito melhor do que o próprio vendedor).
O que as empresas precisam fazer é oferecer conteúdo rico e de qualidade para agregar conhecimento e resolver problemas do consumidor. É válido ressaltar que, em algumas situações, o consumidor nem se quer sabe que tem um problema.
O Marketing de Conteúdo
É aí que entra o marketing de conteúdo: uma poderosa ferramenta de conquista e fidelização de clientes. Nessa estratégia, o conteúdo é rei. Ele é o responsável por atrair, converter e se relacionar com os clientes.
Certo, e agora?
Não é preciso, necessariamente, ser redator para produzir conteúdo. É necessário gostar de escrever, pesquisar, analisar, sobre assuntos diferenciados. Um bom produtor de conteúdo tem uma visão geral do mundo para poder escrever sobre (quase) todo o tipo de assunto.
O clichê mais conhecido desde que você frequenta a escola se aplica perfeitamente aqui: LEIA! O hábito da leitura enriquece o conhecimento e também o vocabulário. É precisao dominar muitas palavras para não cair na repetição em seus textos.
Produção de conteúdo também é redação (daquela que você aprende na escola): erros não são permitidos! Afinal, se seu texto tiver erros, sua credibilidade estará em jogo.
A estrutura é importante e dá coesão ao texto; mas, na web, a construção do texto é um pouco diferente. Ela deve ser leve e sem grandes parágrafos. Ao contrário do impresso, a leitura online é mais cansativa e, por isso, sua produção precisa ser atrativa.
- Não é só texto: infográficos, vídeos e outros tipos de materiais também podem ser o material de produção. Além de serem igualmente (ou até mais) chamativos, são mais fáceis de serem compartilhados. A publicidade, desde sempre, possui uma licença para “brincar com as palavras”. Então, utilize esse recurso a seu favor e abuse das maneiras criativas de expor seu texto.
- Organização: OK; você escreve bem e é criativo, mas isso não é tudo. Se você não planejar suas pautas, preparar um cronograma e analisar o retorno e a aceitação do conteúdo, de nada vale o seu esforço.
Providencie uma forma bacana e pouco burocrática de controlar sua produção. E não esqueça: mantenha esses planejamentos e cronogramas atualizados com frequência.
Produzir conteúdo dá trabalho sim! Mas, traz muita recompensa quando seu conteúdo gera negócios e, pouco a pouco, aumenta sua lucratividade e gera muitos negócios.
2op: como a gente pode te ajudar
Nossa proposta é simples: queremos contribuir para o sucesso da sua empresa. Com planejamento, organização, profissionais capacitados e um know how em constante crescimento, oferecemos soluções ideais para sua empresa crescer através do marketing digital.
Entre em contato conosco, conheça nossos serviços e cresça com a gente!