Inúmeros blogs surgem todos os dias na grande rede, abordado assuntos das mais diversas áreas. Muitos fazem parte de uma estratégia de Marketing Digital e visam atrair consumidores interessados na área de atuação ou nos serviços prestados por uma determinada empresa.
A empolgação ao iniciar a produção de conteúdo neste tipo de plataforma costuma ser grande no início. Ideias e mais ideias “borbulham” na mente dos responsáveis, até que, aos poucos, o blog vai sendo deixado de lado; alguns pela falta de tempo ou interesse e muitos pela falta de ideias.
E aí, todo trabalho construído para conquistar audiência, fãs e seguidores é praticamente “jogado fora”. No entanto, acredite, conteúdo para ser trabalhado é o que não falta. Basta usar a criatividade, ter foco e força de vontade e iniciar a produção.
Se você tem um blog e se identificou com essa situação, então continue a leitura e confira 4 ideias de temas para posts para não deixar seu blog cair no esquecimento.
1. Recicle conteúdo
Dificilmente um conteúdo publicado no seu blog ficará desatualizado, muito pelo contrário. Um tema trabalhado por você em 2014, por exemplo, pode ganhar uma nova abordagem em 2016. Para tratar do assunto, mas não precisar escrever outro post do zero, a dica é reciclar o conteúdo.
Revise as informações, atualize dados e acrescente outros itens importantes sobre o tema. Além disso, você também pode trabalhar um mesmo conteúdo em outros formatos. Diversos posts podem se tornar um eBook e um texto pode virar um podcast, um infográfico ou um vídeo.
2. Grave vídeos
Por falar em vídeos, eles têm chamado bastante a atenção das equipes de marketing e dos consumidores nos últimos tempos (e devem continuar assim nos próximos anos). Portanto, nada mais certeiro do que produzir esse tipo de conteúdo para o seu blog.
Você pode seguir a dica do item anterior e transformar um conteúdo já pronto em um vídeo ou escolher um assunto novo e trabalhar no formato de entrevista ou dica rápida, por exemplo. Independente da maneira, a dica é utilizar conteúdo em vídeo para dar um up no seu blog.
3. Apresente conteúdos diferenciados
Nem todos os posts do seu blog precisam seguir a mesma linha, como se fossem uma produção em série. Apresente conteúdos diferenciados, mas voltados, é claro, para o seu público-alvo.
Insights sobre livros que você tenha lido ou novidades referentes à pesquisas que esteja realizando podem servir como base para diversos temas. Essa é uma maneira bastante eficaz de apresentar conteúdos diferenciados e de valor para os seus leitores.
4. Busque parcerias
Estabelecer parcerias com outros blogs também é outra dica bacana. Ela pode acontecer de diversas formas, desde palavras linkadas até a troca de autoria. Ou seja, sua empresa produz conteúdo para uma determinada empresa, que, por sua vez, produz para a sua.
É claro que, para isso, vocês precisam ter algo em comum e levar em consideração as características e as necessidades dos respectivos públicos. Uma parceria permite que você e a sua empresa troquem informações, sejam conhecidos por novas pessoas e conquistem um alcance muito maior com seus conteúdos!
Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia também: “5 razões para sua empresa investir em um blog e alavancar as vendas“.