Estar presente na internet já não é o suficiente para uma marca. As empresas que investem em marketing digital necessitam muito mais que criar uma página no Facebook ou uma conta no Instagram, por exemplo. É preciso oferecer conteúdo de qualidade para o seu público.
Assim: se você já sabe a importância de estar em redes sociais ou canais de distribuição, onde a maioria dos seus clientes está, parabéns! Este é o impulso inicial; e, por falar em impulso, é aí que entra o conceito de Marketing Flywheel, ou Marketing de Impulso.
Flywheel
A tradução livre significa volante. Na prática, a palavra de origem inglesa não foge muito ao conceito inicial. Imagine o volante de um carro (sem direção hidráulica). Agora imagine você utilizando-o pela primeira vez (sem ter conhecimento em direção).
Com muita energia e esforço dedicados, as primeiras manobras foram realizadas, construindo o impulso inicial necessário para o carro estar em movimento. A dinâmica fica mais intensa e, então, aquilo se torna um impulso automático.
Marketing Flywheel
Este conceito se aplica muito bem ao marketing digital. Conquistar as primeiras curtidas na página, os primeiros compartilhamentos, receber as primeiras interações, as primeiras visitas em um site, não é tarefa fácil.
Mas, com esforço inicial, uma comunicação digital clara e de qualidade, o impulso necessário vai sendo construído e aí você receberá o retorno do seu investimento (ROI).
Sua empresa começará a ganhar mais popularidade, as pessoas encontrarão mais facilmente a sua página e você se tornará referência. Para isso, é preciso criar conteúdo de qualidade, envolver o seu público através de diferentes canais de comunicação, avaliar os retornos obtidos e utilizar isso para o seu próximo impulso.
Investimento é necessário
Muitas são as empresas que iniciam um planejamento de marketing digital e que, pouco tempo depois, desistem da ideia por entenderem que não alcançaram nenhum resultado. Só que para ter sucesso no Marketing Flywheel é preciso continuar investindo, por muito mais tempo.
Quanto maior o número de pessoas expostas ao seu conteúdo, mais fácil será a chance de ele ser compartilhado. Invista em pesquisas pagas, elas certamente trarão os resultados desejados, mas não deixe a busca orgânica de lado. Palavras-chaves e bons títulos devem ser prioridade para atrair o público, sem necessariamente pagar por eles.
Encontre o volante e invista no relacionamento
Você não deve apenas encontrar o impulso em campanhas de marketing digital, encontre o volante e domine todos os canais de sua empresa. Além disso, invista no relacionamento com o cliente, afinal, para que o público continue acessando seu conteúdo é preciso conquistá-lo.
O seu sucesso depende também de seus clientes, por isso essa relação precisa ser de troca. Você não divulga o conteúdo apenas porque quer ganhar acessos e seu público não acessa o conteúdo apenas por acessar. É muito mais que isso, é a reciprocidade que dá impulso e direciona o volante.