O mercado anda instável, o faturamento das empresas inconstante, e, em meio a esse cenário, uma coisa é cada dia mais certa: quem não vende está fadado ao fracasso. A base de toda e qualquer organização, independente da área de atuação, é a venda.
Para isso, não basta apenas contar com os melhores produtos ou serviços. Técnicas e estratégias eficazes de venda tonaram-se fundamentais, principalmente para vendedores, que nessa era digital precisaram se reinventar para prospectar, atrair, conquistar e fidelizar clientes.
Mas, não é apenas desse setor a tarefa de aumentar as vendas de uma empresa. A área responsável por tornar esse trabalho ainda mais produtivo e rentável é o MARKETING. É ele que deve produzir demanda para que VENDAS produza negócios.
Marketing e vendas como aliados
Mais do nunca, marketing e vendas precisam caminhar lado a lado. Afinal, de nada adianta contar com um bom planejamento de outbound ou inbound marketing, se a sua equipe não estiver preparada e se as vendas da sua empresa não forem concretizadas.
É como se de nada adiantasse a noiva chegar até o altar, se o noivo não consumasse o casamento: ou seja, de nada valerá os esforços de marketing, gerando oportunidades de vendas, se a venda em si não for concluída com sucesso.
Portanto, empresas que esperam resultados efetivos da união dessas áreas precisam investir na imagem, na marca e na promoção das relações de consumo com seus consumidores. Quem não pensa dessa forma, não acredita que depende de vendedores para alcançar o sucesso. Porém, corre sérios riscos de perder para a concorrência que tenha uma equipe bem preparada.
Consultoria de vendas como solução
Já deu pra perceber que investir na sua equipe de vendas é mais do que essencial se você quer alcançar bons resultados. Ela precisa estar alinhada com os demais setores da sua empresa e caminhando para conquistar os mesmos objetivos.
Para isso, a consultoria em vendas é uma ótima solução. Contar com a ajuda de um especialista para treinamento, visão de mercado e definição de estratégias à equipe pode fazer a diferença entre o fracasso ou sucesso da sua empresa.
Implantação de CRM para controle
Muito mais que vender, é preciso também controlar os resultados a fim de avaliar os retornos obtidos com os investimentos feitos em cada ação. A implantação de um sistema de CRM (Customer Relationship Management) nesse quesito é essencial.
Além de auxiliar na Gestão de Relacionamento com o Cliente, o sistema ainda permite otimizar a produtividade, centralizar as informações e obter análises para avaliação e sucesso da empresa.
Gostou do assunto? Então, continue bem informado com a leitura deste outro post: 3 dicas para alinhar estratégias entre marketing e vendas.