Nunca se teve uma sociedade tão conectada à rede. Graças à mobilidade trazida por diferentes dispositivos, principalmente, os smartphones, grande parte das pessoas vive a maior parte do seu tempo online.Esse comportamento é um dado importante para empresas, apontando para a necessidade de se adaptarem à realidade de seus consumidores, estando mais presente em seu dia a dia. Uma forma de fazerem isso é por meio da utilização de sites responsivos, os quais adaptam seu conteúdo a diferentes dispositivos e, com isso, ficam mais acessíveis ao público.
Quer saber mais sobre o tema? Não tem muita certeza sobre o que são sites responsivos? Continue lendo e veja o que é preciso saber sobre o assunto!
O que são sites responsivos?
Embora muitas pessoas confundam, a versão mobile de um site não é a mesma coisa que um site responsivo. No primeiro caso, há um site à parte, adaptado para dispositivos móveis. Já no segundo é uma mesma estrutura que se adapta aos diferentes dispositivos.
Dessa forma, a pessoa poderá abrir o mesmo site tanto de um desktop quanto do seu smartphone, sem prejuízos no layout e com as adaptações necessárias no conteúdo.
A capacidade de adaptação a diferentes resoluções, sem a necessidade de um aplicativo ou de uma outra versão, é a principal característica de um site responsivo.
Por que ter um site responsivo para o seu negócio?
Motivos não faltam para essa atualização. Desde as estatísticas até a opiniões pontuais, todo o cenário comercial aponta para essa tendência.
Comprove as vantagens de ter um site responsivo com os dados a seguir!
-
Atingir mais de 80% dos usuários
Os dados são de 4 anos atrás e, por isso, os números atuais tendem a ser ainda maiores. A Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios, divulgada pelo IBGE, mostrou que no ano de 2014 o celular passou a ser o dispositivo favorito de brasileiros para acessar a internet, substituindo pela primeira vez o tradicional PC.
Em números, isso se traduz em cerca de 29,6 milhões de pessoas em uma amostra de 36,8 milhões, representando exatos 80,4% do total.
-
Compras por smartphone crescem no país
Essa é a manchete da matéria de uma das principais revistas do Brasil. A conclusão vem de uma pesquisa com 770 consumidores brasileiros, dos quais mais de 60% revelaram que consideram fácil comprar pelo aparelho celular.
Além disso, 39% dos compradores disseram preferir fazer seus pagamentos pelo smartphone. Os dados se referem ao ano de 2015, divulgados pela revista no ano seguinte.
-
Aumentar a velocidade de páginas
Sendo a experiência do usuário uma das preocupações centrais das empresas na era digital, um site lento pode arruinar a relação entre um negócio e seus clientes, nem mesmo no celular as pessoas querem esperar muito tempo para carregar uma página.
Portanto, a utilização de sites responsivos é uma estratégia que melhora a experiência do usuário, agilizando a sua interação com o site, incluindo assim uma possível compra.
Quer ouvir isso de um especialista?
Sugerimos que marque uma avaliação situacional conosco para obter melhores resultados com o seu site e, assim, ter certeza de que será uma ótima decisão para o seu negócio.