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CAC: Como calcular e melhorar o Custo de Aquisição de Cliente

CAC: Como calcular e melhorar o Custo de Aquisição de Cliente

Conquistar um cliente novo é sempre uma alegria, não é? Mas, você sabe o quanto custou para sua empresa retê-lo? É disso que se trata o CAC – Custo de Aquisição do Cliente.

Entender o conceito e aprender como calcular o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) é fundamental para que você consiga planejar estratégias de atração e delimitar o valor que pode ser investido.

Só assim sua empresa terá um rumo planejado e um crescimento real, até porque, não adianta ter muitos clientes se as contas não estão fechando no final do mês. 

Neste post, a gente explica tudo o que você precisa saber sobre o CAC e, é claro, como melhorar esse aspecto na sua empresa

O que é Custo de Aquisição (CAC)

O CAC é um conceito financeiro vital para a empresa. Além disso, tem aplicabilidade em diferentes modelos de negócios, incluindo prestadores de serviços.

O Custo de Aquisição do Cliente (CAC) diz respeito a um conjunto de investimentos feitos para convencer um prospect a se tornar cliente. 

Considera-se que os principais meios de se obter novos clientes são a divulgação, a indicação e o networking.

Esses três aspectos formam um pilar para todas as estratégias comerciais de um negócio e, após um tempo, é possível saber quanto um cliente custou para a empresa, aplicando o CAC.

O cálculo do custo de aquisição é feito no geral a partir da soma do investimento em Marketing e Vendas em um período determinado, dividido pelo número total de clientes conquistados. Veja:

CAC = (investimento em marketing + investimento em vendas) / número de clientes conquistados

Dentre os tipos de gastos possíveis, podemos citar os custos com deslocamento para reuniões, horas de profissionais envolvidos diretamente com as estratégias, custo de telefonia e outros recursos de comunicação, campanhas patrocinadas, participação em feiras, eventos, etc. 

Ou seja, tudo que a empresa faz para conquistar seus clientes, todas as ações direcionadas para prospects, entram no cálculo de CAC.

Porém, como toda métrica utilizada para monitorar determinado aspecto, esse cálculo fica mais preciso com o auxílio de outras duas métricas. Veja a seguir quais são:

1. Lifetime Value (LTV)

Traduzida para o português como “valor no ciclo de vida”, essa métrica tem a ver com o valor que é adicionado pelo cliente ao longo da relação que ele estabelece com a empresa. Em outros termos, o que a empresa ganha com o cliente durante o relacionamento que eles estabelecem. 

2. Return On Investment (ROI)

O retorno sobre o investimento, como é chamada a métrica ROI, já é utilizado por diferentes tipos de negócio e tem como foco o cálculo de retorno que cada ação dá ao negócio. 

A partir dessas duas métricas, é possível criar uma relação entre o que você pode ter de retorno e o quanto o cliente pode agregar para a sua empresa em valores. O intuito é ter sempre um custo menor por cliente e um valor no ciclo de vida maior. 

Depois de aprender a calcular o CAC, compreendendo o que está incluído nesse custo, é hora de saber como você pode melhorar esse número para as finanças da sua empresa.

Veja as dicas a seguir de como tornar o custo de cada cliente cada vez menor e obter crescimento!

Como melhorar o Custo de Aquisição de Cliente

Melhore as conversões do seu site

Uma análise mais detalhada sobre o fluxo de visitantes no seu site é importante para você interpretar o que está atraindo clientes, assim como o que não está tendo impacto. Isso se chama qualificar o tráfego do seu site. 

O tráfego qualificado é aquele com mais chances de ser convertido. Para atingi-lo, você precisa monitorar, testar e melhorar seus pontos de conversão constantemente.

Um site parado, sem monitoramento e sem novidade, não vai conduzir visitantes até o fundo do funil, fazendo você perder inúmeras oportunidades

Por isso, dê motivos para o seu prospect continuar no seu site. As melhorias envolvem o layout, o conteúdo, a facilidade de navegar no site e o poder de persuasão da linguagem abordada nas suas chamadas.  

Trabalhe com personas definidas

No marketing, nada é aleatório. O que o torna essencial para o negócio é justamente esse poder de prever e garantir resultados. Entretanto, isso não acontece com mágica, existem processos bem definidos por trás do sucesso. 

Esses processos envolvem muita pesquisa, como é no caso da definição de personas.

Trabalhar sem personas definidas é a chave para ter campanhas sem impacto, pois antes de executar uma ação, é preciso saber o básico: pra quem ela será direcionada. 

A persona representa um cliente ideal, o que é um conceito bem mais específico do que o de público-alvo. A persona tem nome, profissão, idade, problemas e busca por soluções. Entende como é diferente? 

Invista em Inbound Marketing

Adivinha o que faz com que você não precise investir rios de dinheiro em novos clientes? Por motivos lógicos, a resposta é fidelização de clientes. A fidelização é uma das principais causas da redução de CAC. 

Logo, é preciso criar uma estratégia de fidelização de clientes, o que ocorre por meio de um ótimo relacionamento com o cliente. 

Em termos de estratégia de abordagem e tudo mais que envolve esse relacionamento, o Inbound Marketing é atualmente a maneira mais eficiente para atingir o sucesso, desde os primeiros contatos com o público até o processo de pós-vendas, quando já se está diante de um cliente real. 

O Inbound Marketing possui uma base sólida de ferramentas automatizadas, as quais são estratégicas para implementar um programa de fidelização. Essas ferramentas são as redes sociais, as técnicas de SEO e o Marketing de Conteúdo.

A partir daí, fica mais fácil compreender que tanto o cálculo de Custo de Aquisição de Cliente quanto a melhora dessa equação possuem uma série de práticas concretas relacionadas. 

Conte com a ajuda de um especialista

Então, se você entendeu a importância de todos esses conceitos, mas ficou confuso sobre como aplicá-los na sua empresa, fale com a gente. Além de uma agência de marketing digital, a 2op presta consultoria de vendas para garantir que todos os setores da sua empresa estejam alinhados. 

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