Vender não é uma tarefa fácil! Seja um produto, um serviço ou uma ideia, convencer uma pessoa que ela precisa de algo ou que aquilo vai ser bom para ela, depende de inúmeros fatores que, muitas vezes, fogem do controle de quem está na posição de vendedor. Porém, algumas atitudes e posicionamentos podem facilitar o caminho: os famosos gatilhos mentais!
Estranhou o termo? Pois fique sabendo que – em muitos momentos de sua vida – já se deparou com eles.
Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se associam às emoções e às percepções presentes em todos os seres humanos ou, segundo Robert B. Cialdini, autor do livro “As Armas da Persuasão”, é a habilidade de trazer pessoas para o seu lado, mudando apenas a maneira como apresenta os argumentos.
Para lhe ajudar nas suas próximas abordagens, apresentaremos cinco gatilhos mentais que, com certeza, vão mudar o seu posicionamento. Continue a leitura e confira!
#1 – Porquê
Para todas as ações, o ser humano busca respostas racionais que expliquem o que está acontecendo e, elas são essenciais para as próximas atitudes ou movimentos. Por isso, o gatilho mental do “porquê” é simples e eficaz.
Em situações que você precisa ser efetivo no convencimento, dê razão às coisas! Explique sempre o porquê daquilo e, com certeza, suas ações serão mais bem-sucedidas. Quanto mais autêntico e relevante o motivo, maiores são as chances de ganhar a confiança.
#2 – Reciprocidade
Reciprocidade é uma das regras que está intrínseca na sociedade. Utilize-a a seu favor! É natural do ser humano social retribuir algo que lhe gera valor. Todos sentem essa obrigação.
Primeiro, ofereça algo relevante e de forma verdadeira para que, em seguida, consiga o que quer com a porta da reciprocidade já aberta para atingir a aceitação.
Essa é a base do inbound marketing!
#3 – Autoridade
Siga o mestre. Aprendemos isso desde pequenos e é assim que se constitui o gatilho mental da autoridade. Sempre que alguém é reconhecido pelo que faz, automaticamente ganha credibilidade e aceitação.
Para ser autoridade, sua caminhada tem que ser comprovada; mostre que domina o que faz e, mais do que isso, suas atitudes devem falar o mesmo. Chegar ao topo é consequência de trabalho duro, mas manter-se por lá é mais difícil, depende muito dos posicionamentos que se toma a partir da nova identidade.
#4 – Prova social
O ser social tem desejo de fazer parte de algo ou experimentar o que já viu alguém próximo usufruindo. Essa é a chave do gatilho mental de prova social! Quanto mais pessoas souberem que outras utilizaram o seu produto ou serviço, mais aceitação terá.
Com a explosão das redes sociais, esse virou um dos principais decisores para futuras escolhas. Aposto que você já leu o que antigos clientes falavam sobre uma marca antes de consumi-la. É isso!
Para obter mais credibilidade, exponha e evidencie o que outros pensam sobre você, sua empresa ou seu produto.
#5 – Escassez
Se as frases “últimas unidades” ou “vagas limitadas” passaram por seus ouvidos, com certeza já conhece o gatilho mental da escassez. O ser social tende a valorizar o que é mais difícil de possuir e, por isso, a partir do momento que nota que algo é escasso, corre para ser um dos poucos felizardos a ter ou fazer parte.
Mostre que aquilo que está disponível naquela hora pode não estar mais daqui alguns instantes e, com certeza, obterá mais sucesso. Porém, como esse gatilho é muito poderoso, ele pode gerar problemas. A escassez deve vir da raiz e não ser apenas uma sentença a mais: caso não seja verdadeiro, tudo pode se perder!