O que você digitou no Google (ou no buscador que você utiliza) para chegar até aqui? Há grandes chances de ter sido algum desses termos: o que é palavra-chave; qual a importância das palavras-chave; estratégia de marketing digital… Sabemos disso porque esses termos são as chamadas palavras-chaves. É a partir delas que o Google identifica conteúdos da internet que apresentam informações relacionadas com a sua busca.
Dos temas mais simples, como uma receita ou evento, aos assuntos mais complexos, como estratégias digitais relevantes para o seu negócio, o Google sempre vai apresentar uma lista de resultados para você conforme as palavras-chave digitadas dentro daquela caixinha retangular. Mesmo que a sua busca seja totalmente desconexa e sem sentido, você ainda corre o risco de encontrar alguma coisa por lá.
Mas, o que a sua empresa tem a ver com tudo isso ou como você pode utilizar esse importante mecanismo de busca nas estratégias de marketing digital do seu negócio? É o que vamos abordar um pouco mais a partir de agora. Confira!
A sua empresa nos resultados de buscas
Mesmo com o avanço de outras tecnologias, como o Chat GPT e sua inteligência artificial, ou a rede social Tik Tok, que vem se tornando uma importante ferramenta de busca entre os jovens, o Google continua sendo, disparadamente, o buscador mais utilizado no mundo, responsável por 99% das buscas no Brasil. Por dia, estima-se que ele registre mais de 3,5 bilhões de pesquisas, ou seja, cerca de 63 mil por segundo. É realmente muita coisa, não é mesmo?
De que forma, então, a sua empresa vai aparecer no topo ou ao menos na primeira página de resultados do Google quando algum usuário pesquisar um assunto que tenha ligação com a sua área de atuação?
Basta pensar em todas as empresas do mesmo setor que o seu, que também contam com um site ou blog de conteúdo, para saber que essa não é uma tarefa fácil, afinal, provavelmente, eles também desejam estar entre os destaques nas respostas do Google.
Dessa forma, para que a sua empresa não seja apenas “um grão de areia no oceano”, você precisará investir tempo e esforço em pesquisa e planejamento de palavras-chave, com o objetivo de produzir um conteúdo que atenda as necessidades de quem realiza buscas na internet.
Por onde começar
O primeiro passo para usar palavras-chave na estratégia de marketing digital da sua empresa é identificar e entender quais são as palavras-chave do seu negócio e as pesquisas mais frequentes que clientes ou potenciais clientes realizam em seu nicho de atuação, para a partir daí produzir conteúdos relevantes que possam ser encontrados.
Para isso, você precisa conhecer bem o público-alvo do seu negócio que, nas estratégias de marketing digital, chamamos de persona. Persona é uma representação do cliente ideal, um personagem fictício definido em cima de dados sobre características demográficas, profissão, estilo de vida, objetivos, comportamentos, aspirações, problemas entre outras coisas.
Além disso, é importante também considerar o funil de vendas. Funil de vendas simboliza a jornada que leva o seu cliente a efetuar a compra ou fechar um negócio com a sua empresa. Portanto, é preciso entender em qual estágio ele se encontra para oferecer o conteúdo mais indicado a partir da sua busca:
Com essas informações em mãos, agora o próximo passo é, de fato, definir as palavras-chave relevantes e dar início à produção dos conteúdos. Para isso, você pode contar com o auxílio de algumas ferramentas bastante eficazes. Veja a seguir.
Quais ferramentas usar
Comece montando uma planilha com as palavras-chave que você acredita representarem o seu negócio ou os problemas que a sua empresa pode resolver através de seus produtos e serviços, sempre levando em conta a perspectiva do usuário.
Neste momento, priorize as palavras de cauda longa (long tail keywords), que são formadas por três ou mais palavras. Essas pequenas frases devem representar melhor o produto ou serviço que você oferece e tornar a busca mais personalizada.
Vamos usar como exemplo uma loja de bicicletas. A palavra-chave “bicicleta” é muito abrangente e concorrida no Google, são cerca de 450 mil buscas mensais. Agora, se utilizarmos o termo “bicicleta infantil 5 anos”, o volume cai para 18 mil buscas mensais, mas as suas chances de se destacar aumentam.
Feito isso, é hora de validar os termos e descobrir novas possibilidades por meio de ferramentas de pesquisa especializadas em SEO.
Keyword Planner do Google Adwords: além de disponibilizar novas ideias de palavras-chave para o seu negócio, ele ainda apresenta dados sobre o volume de buscas de cada uma delas, tudo isso gratuitamente.
Google Trends: a ferramenta mostra quais termos estão sendo mais pesquisados no momento ou em qualquer período de tempo definido por você (a partir de 2004). Com ela, também é possível realizar, gratuitamente, comparativos para saber quais palavras estão sendo mais utilizadas pelos usuários na hora da busca. Por exemplo: guarda-roupa x roupeiro.
SEMRush: essa é uma ferramenta paga para análise de palavras-chave, análise global do seu site e análise de como a concorrência está trabalhando as keywords do seu conteúdo.
Com essas informações você já pode começar a realizar um trabalho de pesquisa e planejamento de palavras-chave para que a sua empresa passe a ganhar cada vez mais destaque na internet.
Ubersuggest: Criada por Neil Patel, um especialista em marketing digital, essa ferramenta mostra como estão sendo exploradas as palavras-chave do seu interesse, quais os sites que estão se destacando, qual o volume de buscas e ideias de keywords relacionadas tanto na busca orgânica quanto em anúncios pagos. Está disponível na versão gratuita ou premium, com mais recursos.
É hora de colocar seu site no ar
Após definir quais são as palavras-chave que representam a sua empresa e segmento de atuação, o que fazer com elas? Colocá-las em prática!
O caminho para isso é investir em um bom site. Na hora de escolher seu fornecedor, lembre-se que o Google leva em conta muitos outros fatores de rankeamento, além das palavras-chave. Segundo a empresa, são mais de 200 critérios analisados frequentemente por um algoritmo inteligente, para garantir a acuracidade das informações entregues aos usuários.
O conjunto de ações e estratégias de marketing digital que vão garantir um bom desempenho do seu site nos mecanismos de busca é chamado de SEO, mas, vamos deixar esse assunto para outro artigo. Inscreva-se em nossa newsletter para ser avisado sobre novidades no nosso blog! Prometemos que não vamos lotar sua caixa de entrada.Bom, esperamos ter deixado claro que quando se trata de marketing digital e dos resultados do seu negócio, estratégia é palavra-chave, por isso, se precisar de ajuda, fale conosco. A 2op é uma agência com mais de 15 anos de experiência e grandes cases para contar. Adoraríamos que o seu fosse o próximo!