Todo mundo quer vender muito, fazer sucesso e ficar rico. Não importa o tipo de negócio: B2B, B2C, produto ou serviço; o objetivo é aumentar as vendas e fidelizar o consumidor.
No entanto, definir, com exatidão, qual é o público certo do seu negócio é uma tarefa que exige muita pesquisa e análise. Se você está começando um negócio, fica mais fácil de definir o target; se você já tem seu negócio, vale reavaliar sua estratégia para saber quem é (e onde) seu público.
Existem diversas maneiras de conhecer o seu público, uma delas, e que é amplamente utilizada no Marketing Digital, é chamada de definição de persona.
O que é a persona?
A persona constitui-se em uma pessoa criada a partir da definição do cliente típico, com todas as principais características dos compradores.
Essa definição é importante porque, sabendo quem você quer atingir, fica mais fácil de delimitar quais conteúdos oferecer e qual será a linguagem abordada.
Como definir a persona do meu negócio?
Até pouco tempo, os quesitos considerados para conhecer o público de um negócio eram de localização geográfica, idade, entre outros. O que se observava era muito superficial. Hoje, com a quantidade de informações que podemos ter acesso, é preciso ir muito além do básico.
Por isso, selecionamos algumas dicas para você saber quem é o seu público. Ao final, você encontra um modelo de definição de persona.
1. Imagine uma pessoa (de verdade) que representa seu público
O primeiro passo super importante na definição da persona é, literalmente, personificar o seu cliente ideal. Estabeleça o sexo, a faixa etária, a profissão e, até mesmo, um nome.
E, para tornar ainda mais real, escolha uma foto (aleatória) que represente essa persona.
2. Formação e trabalho
Depois de personificar o seu cliente, é hora de saber mais sua formação. Discorra sobre onde ele trabalha e o que faz nesse trabalho.
É interessante também falar sobre a rotina de diária de tarefas dessa persona (se só trabalha, se estuda, qual é sua função no trabalho).
3. Como essa persona se comunica
Com tantos canais de comunicação disponíveis atualmente, é importante saber como essa persona se comunica. Redes sociais, e-mails, revistas, jornais, TV: quanto mais se souber, melhor.
4. O que essa persona deseja?
Nesse momento, você já sabe quais são os objetivos da sua persona. Descreva-os nessa etapa do processo. Quando falamos em objetivos, não restringe-se somente aos profissionais; objetivos pessoais, de vida, também são importantes.
5. O que essa persona enfrenta?
Liste os problemas e desafios diretamente enfrentados pelo seu público. Falta de tempo, sobrecarga de tarefas e responsabilidades, entre outras coisas.
6. Como sua empresa pode ajudar essa persona?
Você já conhece sua persona, então, é hora de relatar como sua empresa/negócio pode ajudar seu público a conquistas objetivos e também a enfrentar os problemas e desafios.
Clicando aqui, você confere um modelo de definição de persona de uma empresa de consultoria educacional, especializada em revisão textual e formatação metodológica de trabalhos acadêmicos.
Seguindo esses passos e oferecendo a maior quantidade possível de detalhes, você aumentará as chances de reconhecer seu público e, consecutivamente, de otimizar suas vendas e aumentar seu lucro.