Compartilhar Inscreva-se

5 erros que um designer que trabalha em casa não deve cometer

5 erros que um designer que trabalha em casa não deve cometer

Trabalhar em casa e ganhar dinheiro fazendo o que mais gosta não é apenas o sonho de muita gente, mas também uma realidade. Os designers, por exemplo, têm buscado cada vez mais essa alternativa em função das vantagens que ela oferece.

Porém, sem disciplina e algumas normas, o home office pode ser tornar um pesadelo da noite para o dia. Para te ajudar a ficar longe disso, separamos os 5 erros mais comuns que não devem ser cometidos por designers que trabalham em casa.

1. Não ter um espaço definido para o trabalho

Sua casa e seu trabalho estão no mesmo lugar, mas isso não significa que você pode desenvolver suas tarefas em “qualquer canto”. Definir um espaço específico para as atividades é mais que essencial, afinal você não vai querer procurar todo dia por um ambiente livre onde possa trabalhar.

Esse local também precisa ser organizado, prático e confortável (não como a sua cama). Você pode montá-lo de acordo com suas necessidades e investir em uma decoração mais personalizada, onde se sinta a vontade.

2. Trabalhar de pijama e pantufa

Trabalhar em casa significa ter certa liberdade, mas nem tanta. O pijama e a pantufa, por exemplo, precisam ser deixados de lado logo cedo. O aconchego que esses itens carregam podem acabar interferindo nas atividades e até na sua autoestima.

No entanto, isso não significa dizer que você deve utilizar terno e gravata todo dia. A dica é optar por uma roupa confortável e que transmita uma imagem profissional para si mesmo e também para possíveis clientes.

3. Compartilhar o telefone residencial

Se a ideia é disponibilizar um número de telefone para contato, repasse o do seu celular, ou então adquira uma nova linha de telefone fixo, apenas para seu trabalho. Compartilhar o telefone residencial com o empresarial pode se tornar uma atitude bastante desagradável.

4. Não definir um horário para o trabalho

Nem todo dia ou horário é de home office. Se você quer investir todas as energias nesta atividade, delimite um tempo de trabalho por dia e por semana. As regras, de modo geral, precisam ser as mesmas de uma empresa com endereço comercial.

Não se deixe levar pela ideia de que por estar em casa pode sair para passear, ficar de papo com os amigos e trabalhar se sobrar tempo. Criar uma rotina é importante para que você consiga ter momentos de descanso e lazer.

5. Permitir interferências de parentes ou amigos

Ao decidir trabalhar em casa você deve comunicar familiares e amigos dessa decisão e estabelecer algumas regras. Explique todas as vantagens de um home office, mas deixe claro como ele irá funcionar. Isso vai evitar que as pessoas interrompam seu trabalho por entenderem que você “não está ocupado”.

Seguindo esses passos simples é possível otimizar a sua produtividade e fazer com o que seu negócio dê certo. Se você é designer, trabalha em casa e conhece ainda outras coisas que não devem ser feitas, compartilhe com a gente nos comentários!

Compartilhe:

Junte-se a nossa lista de mais de 6.000 leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da 2op!

Digite seu nome!
Digite seu email!

Deseja receber e-mails sobre os serviços da 2op? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.