Compartilhar Inscreva-se

4 dicas para não passar vergonha em suas apresentações

4 dicas para não passar vergonha em suas apresentações

Tenho certeza que você já presenciou uma palestra ou apresentação com slides “estranhos”. Sim, elementos que não combinam, textos muito pequenos, imagens com baixa qualidade: não faltam “defeitos” nesses materiais.

Em seu livro Os segredos das apresentações poderosas, Roberto Shinyashiki mostra o papel importante que uma apresentação desempenha:

Pessoas de sucesso sabem vender ideias, projetos e produtos para qualquer plateia.
Pessoas de sucesso sabem vender seus projetos, ideias e produtos usando a habilidade de conversar ou de fazer apresentações irresistíveis. Todo vendedor que deseja ser um campeão (e nesse grupo eu incluo líderes, empresários, políticos, executivos e profissionais liberais) precisa ser capaz de fazer seu público ter vontade de agir depois de escutá-lo.

As apresentações devem ser utilizadas com o propósito de nortear a fala de alguém. E, portanto, se estiverem mal feitos, transmitirão uma ideia equivocada da palestra/apresentação. Ao invés de auxiliarem na compreensão do tema, além de agregar valor ao conteúdo, acabam por tirar a atenção da plateia.

É claro que não basta apenas ter uma apresentação bacana. A união do método do comunicador, com o domínio do conteúdo e o visual dos slides é o que atrai a atenção dos participantes e constrói um evento/aula memorável.

Dessa experiência, reuni algumas dicas para auxiliar você – já venho utilizando esse passo a passo e os resultados alcançados só me fazem ter a certeza que estou no caminho certo – a elaborar aquela apresentação na faculdade, no seu trabalho e até mesmo para sua palestra.

Afinal, você já deve ter ouvido aquela tão famosa frase: “você só terá uma única chance de causar uma boa impressão”.

1. Layout

O layout deverá seguir alguns conceitos como alinhamento, contraste, cores, fontes, composição entre outros que terão impacto imediato na apresentação.

Busque referências, analise os esboços iniciais, preste atenção a cada detalhe. O ideal é colocar-se no lugar de quem está recebendo a informação para ter uma ideia se a mensagem está clara e objetiva.

2. Imagens, vídeos e áudios

Encontre imagens, gifs, vídeos e áudios (com boa resolução/qualidade) que consigam expressar os conceitos da sua apresentação. Fontes de pesquisa como o Google, o Flickr, o YouTube e o Offliberty serão grandes aliados seus na procura desses materiais.

Em caso de utilização, fique ligado nos direitos de uso.

3. Animações e gráficos

Esses recursos podem ser muito úteis. Por exemplo: para apresentar um grande número de informações, você pode usar um gráfico, um organograma.

Os famosos gifs podem ser ótimos ingredientes para tornar a apresentação ainda mais interessante (dá uma olhada nesse site).

4. Storytelling

Toda apresentação deve ser tratada como uma história (início, meio e fim), com estrutura narrativa, com picos emocionais e, o mais importante de tudo, um bom conteúdo.

Qual ferramenta utilizar para montagem de minha apresentação?

Keynote, PowerPoint, Prezi ou Google Apresentações: os recursos são diferentes, mas o que importa é como você vai organizar a sua apresentação. Portanto, independente da plataforma escolhida, é o seu toque, a sua visão que farão um material de qualidade.

Para finalizar, uma dica:

Apresentação é o seu ramo e você quer aprender mais? O curso “Chora PPT” da Perestroika é o que você precisa.

O Chora PPT é um curso que ensina como fazer apresentações impactantes, 100% focado em conceitos que servem para qualquer tipo de plataforma (Powerpoint, Keynote, etc). Porque uma boa apresentação faz a diferença na hora de falar sobre sua empresa, vender um projeto ou motivar os seus funcionários.

Compartilhe:

Junte-se a nossa lista de mais de 6.000 leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da 2op!

Digite seu nome!
Digite seu email!

Deseja receber e-mails sobre os serviços da 2op? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.