Tenho certeza que você já presenciou uma palestra ou apresentação com slides “estranhos”. Sim, elementos que não combinam, textos muito pequenos, imagens com baixa qualidade: não faltam “defeitos” nesses materiais.
Em seu livro Os segredos das apresentações poderosas, Roberto Shinyashiki mostra o papel importante que uma apresentação desempenha:
Pessoas de sucesso sabem vender ideias, projetos e produtos para qualquer plateia.
Pessoas de sucesso sabem vender seus projetos, ideias e produtos usando a habilidade de conversar ou de fazer apresentações irresistíveis. Todo vendedor que deseja ser um campeão (e nesse grupo eu incluo líderes, empresários, políticos, executivos e profissionais liberais) precisa ser capaz de fazer seu público ter vontade de agir depois de escutá-lo.
As apresentações devem ser utilizadas com o propósito de nortear a fala de alguém. E, portanto, se estiverem mal feitos, transmitirão uma ideia equivocada da palestra/apresentação. Ao invés de auxiliarem na compreensão do tema, além de agregar valor ao conteúdo, acabam por tirar a atenção da plateia.
É claro que não basta apenas ter uma apresentação bacana. A união do método do comunicador, com o domínio do conteúdo e o visual dos slides é o que atrai a atenção dos participantes e constrói um evento/aula memorável.
Dessa experiência, reuni algumas dicas para auxiliar você – já venho utilizando esse passo a passo e os resultados alcançados só me fazem ter a certeza que estou no caminho certo – a elaborar aquela apresentação na faculdade, no seu trabalho e até mesmo para sua palestra.
Afinal, você já deve ter ouvido aquela tão famosa frase: “você só terá uma única chance de causar uma boa impressão”.
1. Layout
O layout deverá seguir alguns conceitos como alinhamento, contraste, cores, fontes, composição entre outros que terão impacto imediato na apresentação.
Busque referências, analise os esboços iniciais, preste atenção a cada detalhe. O ideal é colocar-se no lugar de quem está recebendo a informação para ter uma ideia se a mensagem está clara e objetiva.
2. Imagens, vídeos e áudios
Encontre imagens, gifs, vídeos e áudios (com boa resolução/qualidade) que consigam expressar os conceitos da sua apresentação. Fontes de pesquisa como o Google, o Flickr, o YouTube e o Offliberty serão grandes aliados seus na procura desses materiais.
Em caso de utilização, fique ligado nos direitos de uso.
3. Animações e gráficos
Esses recursos podem ser muito úteis. Por exemplo: para apresentar um grande número de informações, você pode usar um gráfico, um organograma.
Os famosos gifs podem ser ótimos ingredientes para tornar a apresentação ainda mais interessante (dá uma olhada nesse site).
4. Storytelling
Toda apresentação deve ser tratada como uma história (início, meio e fim), com estrutura narrativa, com picos emocionais e, o mais importante de tudo, um bom conteúdo.
Qual ferramenta utilizar para montagem de minha apresentação?
Keynote, PowerPoint, Prezi ou Google Apresentações: os recursos são diferentes, mas o que importa é como você vai organizar a sua apresentação. Portanto, independente da plataforma escolhida, é o seu toque, a sua visão que farão um material de qualidade.
Para finalizar, uma dica:
Apresentação é o seu ramo e você quer aprender mais? O curso “Chora PPT” da Perestroika é o que você precisa.
O Chora PPT é um curso que ensina como fazer apresentações impactantes, 100% focado em conceitos que servem para qualquer tipo de plataforma (Powerpoint, Keynote, etc). Porque uma boa apresentação faz a diferença na hora de falar sobre sua empresa, vender um projeto ou motivar os seus funcionários.