Aviso: depois de ler isso, você vai querer estar no próximo Gramado Summit

Voltar de uma imersão como o Gramado Summit 2025 é como tentar engarrafar uma tempestade de ideias: intensa, inspiradora e impossível de guardar só pra nós.

Eu, André Rezende (diretor executivo), e o Fabrício Altenhofen (atendimento estratégico), representamos a 2OP Digital nesse evento que nos conectou com tendências, pessoas e inovações que já estão moldando o futuro da comunicação e dos negócios.

Durante três dias, na charmosa cidade de Gramado (RS), mais de 21 mil pessoas com sede de inovação se reuniram para discutir o futuro dos negócios, da criatividade, da tecnologia e das conexões humanas. E nós estávamos lá, no meio desse turbilhão criativo, absorvendo tudo o que esse ecossistema pulsante tinha a oferecer.

Muito além de palestras

O Gramado Summit é conhecido por reunir algumas das mentes mais inquietas do Brasil e, como sempre, entregou muito mais do que talks impactantes. Participamos de painéis provocantes sobre branding emocional, inteligência artificial aplicada à comunicação e marketing, e o futuro da experiência do cliente. Mas o que realmente fez a diferença foram os encontros nos corredores, os cafés improvisados e os pitches espontâneos entre um auditório e outro.

Ali, entre ideias soltas e conversas aceleradas, entendemos que o grande palco do Summit não está só nos holofotes, está na plateia. Está na troca.

Insights que vieram na bagagem

Voltamos com nossos moleskines rabiscados e as cabeças fervilhando. 

Aqui vão alguns dos aprendizados mais marcantes:

Percebemos que, no ritmo acelerado do cenário digital atual, velocidade importa, mas clareza vale muito mais e a inteligência artificial já não é mais opcional, mas sim uma ferramenta poderosa para potencializar as entregas de mentes criativas.

A transição de gerações está acontecendo e com ela mudanças de opiniões e comportamentos estão surgindo, então em meio à avalanche de informações, ganha espaço quem sabe entender para comunicar com objetividade e propósito.

Outro ponto que nos marcou foi entender que as marcas não precisam mais parecer perfeitas, elas precisam ser humanas. A vulnerabilidade, que antes era vista como fraqueza, hoje é um ativo poderoso para criar conexões reais.

E, por fim, ficou ainda mais evidente que o novo criativo não trabalha sozinho: ele atua como um conector, unindo dados, estratégia, cultura e propósito para construir algo que realmente faça sentido e gere valor.

E agora?

O Gramado Summit 2025 foi combustível. E, como toda boa faísca, o que importa é o que ela incendeia daqui pra frente. Levamos com a gente o compromisso de aplicar esses aprendizados em tudo o que construímos com a equipe, nossos clientes e os projetos. Porque evento bom não termina no último dia, ele reflete no que a gente transforma depois.

Se você ainda não viveu essa experiência, recomendamos: coloque o Gramado Summit na sua rota. Mas vá com os ouvidos atentos, o ego no modo avião e o coração e a mente dispostos a aprender.

Nos vemos na próxima edição?

P.S.: um agradecimento especial à Michele Garbin pelo convite para participarmos do Gramado Summit 2025. Foi demais! E um muito obrigado também ao nosso parceiro Alex Variani, consultor comercial, que esteve conosco durante os dias de evento. Tivemos trocas riquíssimas de aprendizados e insights que, com certeza, vamos levar aos clientes. Até o próximo. TMJ.

Compartilhe
Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber gratuitamente por e-mail.

    Deseja receber e-mails sobre os serviços da 2op? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.