Dapulse: a ferramenta que organizou e transformou a rotina de trabalho da 2op

2017 começou com tudo por aqui. E aí? Aposto que o tempo também tem passado depressa para você em função da agenda cheia, dos novos projetos e da rotina intensa de trabalho.

As horas, os dias e as semanas passam num piscar de olhos. Quando percebemos, já é praticamente metade do mês de janeiro. Mas, como isso aconteceu, se celebramos a chegada do ano novo “ontem”? A sensação de que o tempo está cada vez mais acelerado já foi até alvo de estudos de pesquisadores, que buscam entender como e porque tudo ficou tão rápido.

 

Para os que já estão assustados: calma! A semana continua tendo 7 dias, o dia 24 horas, uma hora 60 minutos e um minuto 60 segundos (ufa)! O que acontece, muitas vezes, é que vivemos em um universo de informações, tecnologias e desorganização. É isso mesmo!

Com tanta coisa para fazer fica difícil encontrar o ponto de equilíbrio. Se a sua leitura chegou até aqui, você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com o título desse post. Respondo para você: tudo! Afinal, é no trabalho, principalmente, que essa tal “desorganização” acontece.

Em nosso caso, uma agência de publicidade e inteligência digital, isso fica ainda mais evidente. Com diversos clientes e inúmeros jobs, obter controle sobre todos os processos em um só lugar e uma perspectiva geral dos projetos em andamento sempre foi o nosso “sonho de consumo”.

Antes de continuar, é importante destacar que essa desorganização não se refere ao sentido real de bagunça, mas, sim, à necessidade de conseguir visualizar, de forma mais ordenada, com datas de início, prazos de entrega e responsáveis, todos os trabalhos a serem realizados.

A necessidade

A busca por um gerenciador que pudesse corresponder aos nossos anseios começou ainda na metade do ano de 2016. Até então, utilizávamos o Trello, uma ferramenta bastante prática e dinâmica que atendia parte das necessidades da equipe.

O principal problema era que alguns processos não conseguiam ser integrados com a plataforma, demandando o uso de outras soluções, como planilhas e diversos documentos, que acabavam dificultando o processo de organização das atividades diárias e a longo prazo.

Além disso, outro problema recorrente eram as informações “perdidas” ao longo das etapas, já que a conversação sobre determinada atividade costumava acontecer em vários lugares.

Vale ressaltar, no entanto, que durante seus aproximados 4 anos de uso, o Trello sempre foi um parceiro importante da agência. No entanto, a grande demanda de trabalho e os projetos cada vez maiores passaram a exigir o uso de um gerenciador que superasse as nossas expectativas.

A solução

Testamos aproximadamente 5 ferramentas diferentes (em pouco tempo de trabalho) e nenhuma delas era exatamente o que procurávamos. “Desistimos” da ideia, afinal, tantas trocas poderiam acabar comprometendo os trabalhos e processos internos.

Mas, quase no fim de 2016, nosso Gerente de Projetos, Márcio Henrique Locatelli, em uma de suas muitas leituras e buscas por melhorias encontrou a solução: dapulse.

Depois de ser apresentada brevemente à equipe, todos começaram a testar a ferramenta, que logo “caiu nas graças da galera”, afinal ela era exatamente o que procurávamos.

Simples, intuitivo, com um layout clean e, o mais importante, personalizável, o dapulse, definitivamente, chegou para ficar. Em pouco tempo, passamos a utilizar a ferramenta diariamente, sem grandes problemas. Os projetos em andamento foram migrados para a nova plataforma e as poucas dificuldades que surgiram foram solucionadas também facilmente.

Isso graças à possibilidade de customizar a plataforma de acordo com as nossas necessidades.

“A visualização dos projetos de maneira ampla e facilitada é um dos grandes destaques do dapulse. Além de ter um overview das tarefas diárias e semanais, ele também permite a adaptação da ferramenta à realidade da agência e não o contrário!”, destaca a redatora, Michele Garbin.

O uso do dapulse

Aqui na 2op utilizamos o dapulse a partir de duas diretrizes principais: Visão Geral e Tarefas. No primeiro estão cadastrados os principais modelos de projeto que executamos, como marketing digital, websites, SEO, campanhas publicitárias e editoriais. Dentro de cada um deles é possível encontrar a descrição das principais etapas a serem realizadas para a execução do projeto.

Isso através de diferentes colunas adicionadas de acordo com as demandas de cada projeto. Para controlar o andamento das atividades, foram inseridos status a partir de cores diferentes, o que permite obter uma visualização rápida sobre o que já foi e o que ainda precisa ser feito.

Também é possível incluir o responsável pelo projeto, a data de início do trabalho e o prazo final de entrega. Dessa forma, conseguimos controlar nosso cronograma de tarefas para que não haja choque de projetos e datas e, consequentemente, atrasos.

 

dapulse

 

Já o item Tarefas é basicamente um cronograma com as ações diárias que devem ser realizadas por cada um para a execução dos projetos cadastrados em Visão Geral. Separamos as atividades por mês e dia, descrevendo qual é e quem deve realizar a tarefa.

As conversações, arquivos e todas as informações relacionadas ao job, como aprovações ou pedidos de alteração também ficam registrados dentro de cada tarefa, que deve seguir sempre o status de acordo com a próxima ação a ser realizada:

  • Fazer
  • Em Andamento
  • Trabalhando
  • Aprovar 2op
  • Aprovar Cliente
  • Alterar
  • Feedback do Cliente
  • Atrasado
  • Pronto

dapulse

Além disso, o dapulse também se destaca pelo recurso de busca que permite encontrar facilmente qualquer coisa cadastrada, filtrando seus resultados por clientes, projetos, responsáveis ou status, e pelo seu app para celular que otimiza ainda mais o andamento das atividades, já que uma tarefa importante pode ser cadastrada rapidamente durante uma visita a algum cliente.

Pronto: foi assim que conhecemos e passamos a utilizar o dapulse aqui na 2op! É claro que a fórmula de trabalho não está pronta (e nunca estará), afinal somos inquietos, nos arriscamos por ideias, ideias que vão além, ideias que conectam pessoas!

Compartilhe

Posts relacionados

Quer ainda mais dicas? Cadastre-se agora para receber gratuitamente por e-mail.

    Deseja receber e-mails sobre os serviços da 2op? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.