Assim como em outras empresas, aqui na agência temos uma equipe composta por pessoas diferentes. Pode parecer clichê e redundância, mas é exatamente isso que acontece. São pessoas com gostos, vontades, manias e opiniões diferenciadas. Saber trabalhar em equipe, portanto, é fundamental para o sucesso.
Numa era em que o único e o exclusivo estão muito em alta, trabalhar em equipe, combinando habilidades, é um grande desafio.
Nos anúncios de vagas, as empresas vêm ressaltando a necessidade de pessoas que sejam adaptáveis à mudança e ao trabalho em equipe. Muito mais do que dividir tarefas ou o ambiente de trabalho, trabalhar em equipe é renúncia, consenso e compartilhamento.
Para algumas pessoas, trabalhar em equipe não é fácil. Não por egoísmo ou por individualismo, mas, por características pessoais de personalidade. Algumas dicas e ações podem facilitar essa missão.
1. Administração de conflitos
É inevitável que, ao trabalhar em equipe, conflitos aconteçam. No entanto, é preciso ser racional e encontrar um meio termo. Independente de ser líder ou um componente da equipe, a administração de conflitos é tarefa de todos.
Saber recuar e aceitar a opinião de outra pessoa é uma boa maneira de organizar bagunça. Conversas transparentes e esclarecedoras ajudam a manter o profissionalismo e fazem com que a equipe evolua.
2. Confiança
Confiar no outro também é essencial para a equipe. A distribuição de tarefas faz com que ninguém fique sobrecarregado, além de estimular o espírito de confiança dos colaboradores.
Ao delegar uma tarefa que parecia possível somente se uma determinada pessoa a executasse, mostre que você confia em outra pessoa e sabe do seu potencial. Isso faz a diferença!
3. Transparência
Quando se cria um grupo de pessoas para executar tarefas, é preciso que a comunicação aconteça de forma clara, leve, consistente e transparente. Os membros da equipe necessitam saber o que está acontecendo para que possam colaborar com a solução de problemas, além de propor ações para otimizar os processos.
Esconder informações somente prejudica sua equipe porque cria um clima tenso que complica a execução do trabalho e desmotiva a todos.
4. Proatividade
Um item que também está em alta e faz a diferença: ser proativo é uma característica que, quando bem desenvolvida, auxiliar (e muito!) no trabalho coletivo. Tomar iniciativa diante de situações diversas, auxiliar na solução de problema e inovar constantemente são exemplos de comportamentos pró-ativos.
Trabalhar em equipe requer esforços diários a fim de melhorar o desempenho de todos, ressaltando suas características individuais para o sucesso coletivo.
E você, o que faz para otimizar o trabalho em equipe na sua empresa? Conte pra gente nos comentários!