2op Digital

Como a 2op desenvolveu o novo posicionamento de mercado da Optidata Cloud Solutions

Parceria com a Cbadata

Um trabalho de sucesso não começa do dia para a noite: são necessários anos de trajetória em uma busca incessante pela excelência. É dessa forma que iniciou a nossa parceria com a Cbadata, em 2010.

Darlan Segalin, CEO da Cbadata (agora Optidata), relata como essa história começou:

Entre os trabalhos desenvolvidos na época, destacam-se materiais impressos sobre os produtos e serviços, além de um website institucional.

Neste case, você vai conferir o novo posicionamento de mercado da empresa, além do novo nome, marca, website e a estratégia de marketing digital, que auxiliaram nosso cliente a se destacar em meio a um cenário de crise e instabilidade econômica.

Na época, já acompanhávamos o trabalho e os resultados que a 2op desenvolvia para diversas empresas e verificamos uma afinidade com o que queríamos para a Cbadata. Esse foi o principal motivo que nos levou a escolher a 2op: por estar alinhada à ascendência do mercado.

Novo posicionamento de mercado

Em 2016, com a percepção de mudança do mercado e com o crescimento acelerado da empresa, a Cbadata verificou a necessidade de se reposicionar, de investir na sua imagem, para manter-se ativa e crescer. Assim, além de uma reformulação nos serviços oferecidos, bem como na sua estrutura interna, a empresa sentiu que precisava inovar também em sua comunicação com seus clientes e público externo.

Por isso, depois de uma análise do cenário, a Cbadata entrou em contato com a 2op, expondo suas necessidades e seus anseios para essa nova fase.

Após muitas conversas para entender, de fato, o que a empresa precisava e como a 2op poderia auxiliar nesse processo, foi traçado um plano de ações para nortear os trabalhos que seriam desenvolvidos.

Cada passo foi pensado para seguir uma identidade de comunicação, que focasse diretamente no cliente da empresa, em como os serviços e produtos oferecidos contribuem para o sucesso, através da redução de custos e da otimização de processos.

Mudança de nome

Após discutir e elencar os conceitos que representariam essa nova fase da empresa, a tarefa consistia em encontrar um nome que traduzisse – de maneira simples – esses valores.

Em pesquisas de concorrentes, de tendências de mercado e guiada pelos conceitos listados, a equipe da 2op traçou diversos nomes e, dia após dia, tinha como objetivo "encontrar problemas" nas opções criadas, de maneira a deixar somente aquelas que, após esse funil de consideração, passassem pela avaliação.

Ao final desta etapa, a agência apresentou a proposta de nome ao cliente, a qual foi aprovada. Em definitivo, a Cbadata passava a se chamar Optidata.

O novo nome é a junção das palavras optimization e data, as quais, respectivamente, querem dizer otimização e dados. O significado vem ao encontro do papel desempenhado pela empresa no dia a dia de seus clientes: a otimização do ambiente de TI das empresas em busca da satisfação, da redução de custos e do aumento da produtividade.

Optimization Datacenter Optidata Cloud Solutions

Nova marca

Com a definição e a aprovação do nome sugerido pela agência, foi dada a largada na próxima etapa do processo: a criação da marca.

A partir das iniciais das palavras que formam o nome Optidata (O e D), a proposta consistiu em alinhar as letras de maneira que elas se complementassem, se unissem. Essa complementação retoma os princípios de infinitude – de poder alcançar sempre mais – e fluidez – que acontece com facilidade, de maneira natural, que são característicos de cloud solutions.

Ainda, com base nas premissas de Gestalt – um conjunto de leis e normas no design –, o logotipo criado faz com que nosso cérebro produza contornos e/ou faça fechamentos que não existem. A tipografia definida foi inspirada nesse conceito, bem como na cosmologia e formas geométricas.

As cores escolhidas – azul, laranja e verde água – traduzem os conceitos de, respectivamente, seriedade e segurança, vibração e emoção e, por fim, transparência e tecnologia, reforçando a identidade da empresa.

Novo website

Com a identidade visual desenvolvida e a linha de comunicação definida, a 2op estava pronta para iniciar a criação e o desenvolvimento do website da Optidata. A presença online tinha como objetivo ser muito mais do que somente a apresentação institucional da empresa: ela precisava atuar como um canal efetivo de geração de oportunidades de negócios.

Para isso, a equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto trabalhou em um mapa mental, com o objetivo de traçar o esqueleto do website, quais seções ele teria e como se organizaria. Após, iniciou-se a criação de conteúdo para as seções, focando em fatores como palavras-chave e rankeamento, além de manter a linguagem de acordo com o público-alvo.

De posse dessas informações, a 2op desenvolveu os wireframes e layouts das páginas, os quais passaram pelo crivo do cliente. Com a aprovação, os desenvolvedores "startaram" a programação do website. Pouco tempo depois, o website estava pronto e no ar: adaptado para dispositivos móveis e sob medida para as necessidades da Optidata.

Estratégia de marketing digital

Com nome, marca e site finalizados, os esforços da Optidata e da 2op se voltaram à definição da estratégia de marketing da empresa. Em um trabalho conjunto, norteados por estudos e reuniões, foi definida a persona a partir de contatos e entrevistas com os principais clientes da Optidata.

Essa conversa possibilitou também a criação de um case, um material rico para a estratégia. Além disso, a produção de posts para o blog é frequentemente desenvolvida e analisada e as redes sociais também foram incluídas na estratégia.

Com o objetivo de firmar o relacionamento com os potenciais e atuais clientes, automações de marketing e newsletters são enviadas frequentemente. Neste sentido, ainda, foi criado um quiz que possibilita ao usuário receber gratuitamente em seu e-mail um panorama sobre a segurança dos sistemas e dados da sua empresa.

O trabalho só está começando, mas os resultados já começam a surgir: o website já está nas primeiras posições do Google em determinadas buscas.

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