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Webinars: O que é e como usá-los para gerar mais vendas para seu negócio

Webinars: O que é e como usá-los para gerar mais vendas para seu negócio

Os conteúdos em vídeo estão, sem dúvida, dominando o mercado do marketing digital. Isso não significa que você não deva investir em outros tipos de conteúdo, é claro, mas que precisa também utilizar a produção de vídeos na sua estratégia. Uma das melhores formas de transmitir conteúdo é por meio dos vídeos ao vivo, mais especificamente os webinars.

Os webinars é um tipo de conteúdo que vem gerando bastante engajamento para as empresas. Eles são úteis para nutrir leads, conquistar seguidores, aumentar a relação entre a marca e o público-alvo e, é claro, aumentar as vendas.

Por todos esses benefícios, vamos falar agora um pouco mais sobre os webinars, o que é e como usá-los para o seu negócio. Fique atento!

O que são webinars?

Um webinar é um tipo de seminário feito totalmente online que pode ser gravado ou ao vivo. Essa última opção costuma trazer mais resultados já que permite a participação do público. Eles podem ser de um tema mais abrangente ou sobre algo muito específico como, por exemplo, o lançamento de um produto ou serviço que a sua empresa queira fazer.

Você também pode aproveitar o momento para mostrar como funciona um determinado produto que percebe gerar uma certa confusão entre os consumidores. Enfim, o webinar pode e deve ser utilizado com o propósito de ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais.

Como fazer um webinar excelente?

Fazer webinars não é só simplesmente ligar o vídeo e começar a falar. É preciso se planejar, decidir o assunto e, principalmente, encontrar uma forma de interagir com as pessoas que estão acompanhando e fazendo perguntas. Então, veja abaixo as dicas que preparamos para você ter sucesso em seus webinars.

Se planejar para fazer um webinar é de fundamental importância já que alguns pontos essenciais precisam ser discutidos. Esse planejamento ajudará para que, quando a transmissão ao vivo começar, existam pessoas aguardando por isso, afinal de contas, fazer uma transmissão que não tenha espectadores não faz o menor sentido.

3 a 4 semanas antes

Você deve estabelecer qual será o assunto abordado no webinar. Para isso, é possível analisar ferramentas como o Google Trends ou ainda olhar as suas próprias redes sociais e ver qual postagem gerou maior engajamento. Também é o momento de definir a data da transmissão e a da divulgação.

Faltando 2 semanas

É importante que a sua landing page de divulgação já esteja pronta e que ela possa ser enviada para os e-mails da sua base. Assim, eles já poderão se inscrever no evento e se organizar para tal. Não se esqueça de divulgar também por meio das redes sociais.

1 semana

Você precisa tomar algumas providências. Por exemplo, analise o número de inscrições e decida se será necessário ter mais divulgação. Envie e-mails para as pessoas que já estão inscritas para lembrá-las sobre o evento. Esse também é o momento ideal para preparar o roteiro e saber exatamente quais temas serão abordados na transmissão.

1 dia antes

Fazer testes com as ferramentas de áudio e vídeo que serão utilizados no momento é de extrema importância. Se algo não estiver funcionando, dá tempo de comprar no dia seguinte. A iluminação também é um ponto interessante, especialmente se o seu webinar será feito durante a noite. E não se esqueça da internet, afinal de contas, sem ela nada poderá ser feito. Escolha um local no qual o sinal seja muito bom. É bacana também fazer uma simulação com a equipe para que todos estejam preparados.

O grande dia

Envie, por e-mail, um link da transmissão ao vivo para as pessoas que estão inscritas. Além de ser uma forma de lembrá-los do evento, também é uma ótima maneira de facilitar a entrada deles no webinar. Interaja com os participantes, responda às perguntas e, ao final, agradeça a todos a participação. Cumpra o tempo fixado para o webinar, se prolongar demais ou terminar muito antes vai parecer pouco profissional.

Agora que você já sabe o que é um webinar e como fazer um já pode se organizar para fazer o seu. Quer receber mais dicas como essas? Então, assine a nossa newsletter!

Rafaela Forchesatto

Jornalista mergulhada no mundo da publicidade. Pós-graduanda em Comunicação Digital e E-branding, curiosa, boa ouvinte e apaixonada por conhecer e contar histórias.

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