Ideias que
conectam pessoas
Uma nova era: o Marketing 4.0

Uma nova era: o Marketing 4.0

Que a internet está presente em nossas vidas não é novidade para ninguém, né? E o marketing, então, está cada vez mais predominando as estratégias de vendas de empresas do mundo inteiro. Porém, em meio a tantas transformações tecnológicas e a concorrência crescendo, surgiu o Marketing 4.0, no qual Philip Kotler, considerado um dos pais do marketing, desenvolveu esse conceito em 2016 juntamente com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan.

Kotler define o Marketing 4.0 como o estágio mais recente do marketing nesta era da internet. Mas, afinal, o que ele  é e pode fazer pela sua empresa? Você está a um passo de descobrir!

O que é Marketing 4.0?


Pelo número quatro, já podemos imaginar que temos outras fases do marketing, e é verdade. A evolução das versões 1.0, 2.0 e 3.0 nos trazem, hoje, a 4.0. Para entender melhor:

  • Marketing 1.0: esse estágio iniciou ainda na revolução industrial, lá pelo ano de 1760, no qual o marketing era focado em seus esforços no produto e não no cliente.
  • Marketing 2.0: muitas empresas começaram a surgir e, assim, os clientes começaram a ter diversas opções de escolha, isso forçou, ao contrário do 1.0, tem as estratégias totalmente voltada ao cliente, oferecendo produtos que fosse além de somente atender suas necessidades.
  • Marketing 3.0: essa fase é definida em três pilares colaboração, cultura e espiritualidade, totalmente ligada ao planejamento estratégico da empresa, entendendo o consumidor como ser humano e tendo como foco principal os valores.

Enfim, o Marketing 4.0:

A era é do Marketing 4.0 e da inclusão digital, atualmente temos acesso a inúmeras informações e tecnologias, nos tornando um consumidor com muitas oportunidades na mão. Por isso, as empresas precisam adequar-se a esse novo comprador, não é mais somente de preço que ele está atrás, uma boa experiência, em muitas vezes, pode contar m-u-i-t-o mais.

Parece complicado, mas é super simples, as empresas continuarão fazendo o marketing considerado tradicional, como na TV, rádio e jornais, mas o foco e um aumento muito grande, acontece no digital, em mídias sociais. Uma conexão entre tradicional e digital é realizada.

Isso tudo quer dizer que a expressão Marketing 4.0 é um grande desafio para todas as marcas, impactando um público que, cada vez mais, vive na correria do dia a dia e não tem muito tempo. O grande desafio é: impacta-los com estímulos.      

O processo de compra no Marketing 4.0 torna-se muito mais pessoal, quem está vendendo e quem vai comprar possuem trocas de informações. Afinal, o consumidor tem acesso a muitos outro produtos similares e, também, opiniões sobre aquela marca ou produto.   

Um exemplo de como, todos nós, consumidores temos acesso a muitas informações, é bem simples, busque no Google um produto que você queria comprar, nós procuramos por Tênis:

Observe logo abaixo da barra de pesquisa, são mais de 71 milhões de opções ao pesquisar o termo “Tênis”, e olha o que acontece quando pesquisar por “Tenis”, sem o acento:

518 milhões de opções! É uma infinidade de produtos e marcas querendo conquistar você, entende agora por que é tão importante estratégias sólidas de marketing digital, pense que aqui você não está contabilizado tudo o que vemos na TV, em revistas, jornais, panfletos, entre outros.

Sua empresa precisa saber disso

A sua empresa precisa entrar nessa nova era, se não, as chances de ser deixada para trás pelos concorrentes é grande. Por isso, leve em consideração duas dicas preciosas para começar a adentrar esse mundo do Marketing 4.0:

Sua marca deve ser humanizada e produtora de conteúdo.  

O que é ser uma marca humana? É ficar próximo do seu cliente, não pensar em apenas em vender, mas sim criar um relacionamento bacana com ele. Como fazer isso? Deixe sua imaginação fluir, você pode criar estratégias de aproximação, como um atendimento personalizado, ter um contato, literalmente, de amigos, vai fazer toda a diferença.

Ainda neste post falei do consumidor que, agora, troca e procura informações, opiniões… lembra? Com a produção de conteúdo você vai estreitando laços com seu potencial cliente, automaticamente ele pode adquirir um “apego” com seus produtos e torná-lo uma referência para ele, naquele determinado assunto.

E aí, preparado para entrar no mundo do Marketing 4.0? Aproveite para acompanhar nosso blog e inscrever-se em nossa newsletter, essa estratégia aliada aos nossos conteúdos vão levar seu negócio a excelência. Afinal, aprender nunca é demais, né?

 

Rafaela Forchesatto

Jornalista mergulhada no mundo da publicidade. Pós-graduanda em Comunicação Digital e E-branding, curiosa, boa ouvinte e apaixonada por conhecer e contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *