Ideias que
conectam pessoas
Como fazer uma apresentação de sucesso com 5 dicas

Como fazer uma apresentação de sucesso com 5 dicas

Chegou a hora de acabar com o medo de fazer apresentações! Estar seguro e munido de uma apresentação coerente vai transformá-lo em uma máquina de vender ideias.

Seja no trabalho, escola, faculdade ou em qualquer outro lugar que você precise fazer uma apresentação, existem passos fundamentais (e muito assertivos) de como elaborar suas falas e o modo como você vai apresentar, seja ele por meio de slides, vídeos, ou o que mais estiver em sua imaginação.

Como fazer uma apresentação de sucesso pode ser bem mais simples do que você imagina e sem dores de cabeça. Com tudo planejado e organizado, a insegurança não vai mais andar ao seu lado.

Ficou curioso para conhecer essas dicas super amigas? A hora chegou!

Afinal, como fazer uma apresentação?

Fazer uma apresentação envolve cuidado, paciência e questionamentos, para entender o que você quer e por que está fazendo. Na maioria das vezes, acreditamos que o importante mesmo é a fala do orador, mas deixamos passar alguns pontos fundamentais que vamos abordar nessas super dicas!

#01 Defina o conteúdo

Muita calma nessa hora, respire, pare e pense, sobre o que eu vou falar? Faça um resumo com tópicos importantes que você queira abordar, seguido das perguntas: quem?, quando?, por que?, como?, onde?. É claro que dependendo do conteúdo que você vai montar a apresentação, nem todas as perguntas serão respondidas, mas estimule-se para responder o máximo possível.

Lembre-se: não baseie a apresentação em você ou nas suas necessidades, sempre pense no público que estará assistindo, no que ele deseja saber.

Conteúdo pronto na ponta do lápis, vamos para a próxima dica.

#02 Crie uma identidade visual

Para deixar a sua apresentação mais atrativa, além de uma fala muito bem preparada, utilizar de recursos multimídias é a chave para o sucesso, ainda mais, em tempos que a tecnologia está fortemente presente em nosso cotidiano.

Além do famoso PowerPoint, selecionamos algumas outras opções para você caprichar no design da sua apresentação:

Lembre-se, às vezes, a primeira impressão é a que fica, então, cuidado para não carregar demais de ilustrações e textos as telas de apresentação.

#03 Treinar, treinar e treinar

Conteúdo ok, visual da apresentação ok, agora é preciso treinar! Não leia apenas o que você vai falar e já deixou prontinho. Busque novas leituras sobre o assunto, indiretamente você estará se preparando. O nervosismo pode ser controlado por meio de uma excelente preparação. Dedique a maior parte do seu tempo treinando a apresentação. Uma dica simples, mas valiosa, é treinar na frente do espelho.

#04 O corpo também fala

A linguagem não-verbal diz muito sobre você e, inclusive, pode ser um grande ponto de atenção para que está assistindo a sua apresentação. Então, cuide seus gestos e expressões faciais.

#05 Só depende de você

Com o conteúdo na ponta da língua, atente-se: mantenha contato visual, evite ler, não fuja do que você treinou. É a sua primeira apresentação? Relaxe, tudo vai dar certo e quanto mais você praticar seu discurso, menos erros ele terá!

Não importa sobre o que é ou quanto tempo vai demorar a sua apresentação, a verdadeira essência dela deve ser a qualidade. Dedique-se a estudar cada vez mais, assim, falar em público e realizar excelentes apresentações vão ficar muito mais fácil!

Viu só como é fácil? Aproveite para aperfeiçoar ainda mais sua técnicas e aprender novos assuntos, assinando nossa newsletter aqui.

Rafaela Forchesatto

Jornalista mergulhada no mundo da publicidade. Pós-graduanda em Comunicação Digital e E-branding, curiosa, boa ouvinte e apaixonada por conhecer e contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *