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6 passos para estruturar um processo de vendas na sua empresa

6 passos para estruturar um processo de vendas na sua empresa

Dez entre dez empresas almejam o sucesso de vendas, não é mesmo? Afinal, a gente trabalha duro todos os dias para converter oportunidades em lucro.

As peças fundamentais e essenciais para essa consolidação no mercado, em qualquer empresa, são os times de vendas. Por mais que uma venda passe por inúmeros setores, desde a criação até chegar no consumidor final, é a equipe de venda que tem grande responsabilidade em fazer chegar aquele determinado produto ou serviço até o cliente. São eles que possuem um contato direto com o interessado e – na maioria das vezes – tem um poder de influência enorme no resultado da venda.

Porém, quanto mais a sua equipe estiver preparada, sabendo o que está fazendo e habilitada para resolver os questionamentos e até mesmo impasses que podem surgir em meio a um processo de venda, maior são as chances de concretizar o negócio.

Para isso, separe o papel e caneta ou prepare-se para tirar print desse post! Elaboramos 6 passos para você começar seguir agora mesmo e, enfim, ter um processo de vendas estruturado e completo, para a melhor organização da sua empresa e equipe. Confira:

6 passos implantar um processo de vendas eficiente

Se você já fez ou faz alguma, aproveite para aprimorá-la. Aqui você vai aprender de um jeito descomplicado a colocar em prática e, é claro, gerar resultados super positivos!

#01 Preparação

Como já falamos antes, preparar a sua equipe é fundamental para o resultado da venda ser positivo. Então, o primeiro passo é proporcionar treinamento os seus colaboradores, para que eles se desenvolvam, até mesmo no que muita gente pode deixar passar batido. Por exemplo, técnicas de oratória e, o principal, saber falar sobre o seu produto ou serviço, entender cada detalhezinho, especificação ou modo de usar. O cliente espera ser atendido por alguém que realmente entenda do assunto.

Esta preparação não envolve apenas isso, vai muito além. Tire um tempinho, toda semana, a cada quinze dias ou uma vez por mês, para pesquisar e analisar os concorrentes, ver o que eles estão fazendo e como você pode melhorar para fazer mais e diferente.

#02 Prospecção

Agora que a equipe está preparada, vamos rumo aos clientes: a famosa prospecção. É hora de reunir o máximo de informações que você tem ou pode conseguir dos seus potenciais consumidores, com banco de dados, as mídias sociais, eventos do ramo e pesquisas on-line. Assim, você conseguirá saber onde está, qual é o perfil dele e então direcionar os seus esforços para impacta-lo com o que ele precisa.

#03 Contato e avaliação

Você já tem a sua equipe qualificada e os clientes mapeados, então, é o momento de fazer o contato direto com ele. Por meio de ferramenta digitais, como o e-mail, ou até mesmo, um uma conversa presencialmente, são ótimas oportunidades para você ir a fundo do problema do seu cliente em potencial.

É nesse estágio que os profissionais da equipe conseguem formular um atendimento e soluções personalizadas para ele, assim você não vai fazer aquele ”feijão com arroz” que o seu concorrente possivelmente está fazendo, você terá um grande diferencial em suas mãos.

Atenção: anote tudo e preste muita atenção no que o cliente falar.

#04 Apresentação personalizada

Após analisar as necessidades do cliente em um primeiro contato, o próximo passo é apresentar a proposta para ele – a proposta você terá feito entre os passos 03 e 04 -. É nessa hora que você vai mostrar os seus diferenciais, seja em preço, qualidade ou benefícios. Procure sempre trabalhar com diferencial que se destaque.

#05 Feche a venda

Aqui será um terceiro contato com o cliente, dependendo do modelo de negócios da sua empresa e o que ela está disposta a oferecer, neste passo você pode disponibilizar algo a mais ou uma vantagem, além do que você ofereceu na apresentação personalizada, se demonstre flexível.

É claro que, por mais que você se esforce ao máximo, nem sempre a venda vai se concretizar. Neste caso, você pode realizar um acompanhamento com esse cliente, agendando uma nova oportunidade para conversar ou negociar novamente.

#06 Um cliente, vários negócios

Um cliente que já fechou uma venda, tem grandes chances de tornar-se cliente novamente. Então, é importantíssimo manter contato, atualizando-o sobre novos serviços e acompanhando o que já foi feito para ele.

Um excelente relacionamento é uma ótima oportunidade de ter, ainda mais, sucesso nas vendas!

Como vimos nesse post, ter um processo de vendas é muito importante para atingir os seus objetivos e um relacionamento personalizado com o cliente. Nós sabemos que nem sempre é fácil manter um padrão, então analise estes passos e utilize-os aplicados da melhor forma possível na sua empresa e rotina.

Aproveitando que você está aí, inscreva-se na nossa newsletter, assim você receberá conteúdos valiosos para juntos com o processo de vendas, tornar o seu negócio em um GRANDE negócio!

Rafaela Forchesatto

Jornalista mergulhada no mundo da publicidade. Pós-graduanda em Comunicação Digital e E-branding, curiosa, boa ouvinte e apaixonada por conhecer e contar histórias.

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