Ideias que
conectam pessoas
A importância das palavras-chave na estratégia de marketing digital da sua empresa

A importância das palavras-chave na estratégia de marketing digital da sua empresa

Quando você quer pesquisar uma receita, saber mais sobre um evento que tem interesse ou ainda buscar novas informações a respeito de um tema relevante para o seu negócio, certamente recorre ao buscador mais utilizado do mundo: o Google, isso em pelo menos 99,9% das vezes.

Dos temais mais simples aos assuntos mais complexos, ele praticamente sempre vai apresentar uma lista de resultados para você diante de alguns termos digitados dentro daquela caixinha retangular, a não ser, é claro, que a sua busca seja totalmente desconexa e sem sentido (e mesmo assim, você corre o risco de encontrar alguma coisa por lá).

Esses termos, nada mais são, do que palavras-chaves. A partir delas, o Google busca identificar conteúdos da internet que apresentam informações relacionadas com a sua busca.

Mas o que a sua empresa tem a ver com tudo isso ou como você pode utilizar esse importante mecanismo de busca nas estratégias de marketing digital do seu negócio? É o que vamos abordar um pouco mais a partir de agora. Confira!

A sua empresa nos resultados de buscas

Por dia, estima-se que o Google registra mais de 200 bilhões de pesquisas, ou seja, cerca de 2,5 milhões por segundo. É realmente muita coisa, não é mesmo? De que forma, então, a sua empresa vai aparecer no topo ou ao menos na primeira página de resultados do Google quando algum usuário pesquisar um assunto que tenha ligação com a sua área de atuação?

Basta pensar em todas as empresas do mesmo setor que o seu, que também contam com um site ou blog de conteúdo, para saber que essa não é uma tarefa fácil, afinal, provavelmente, eles também desejam estar entre os destaques nas respostas do Google.

Dessa forma, para que a sua empresa não seja apenas “um grão de areia no oceano”, você precisará investir tempo e esforço em pesquisa e planejamento de palavras-chave, com o objetivo de produzir um conteúdo que atenda as necessidades de quem realiza buscas na internet.

Por onde começar

Pode-se dizer que o “primeiro passo” é identificar e entender quais são as palavras-chave do seu negócio e as pesquisas mais frequentes que clientes ou potenciais clientes realizam em seu nicho de atuação, para a partir daí produzir conteúdos relevantes que possam ser encontrados.

Mas para isso, você precisará antes de mais nada, conhecer bem o público-alvo do seu negócio, definido nas estratégias de marketing digital como persona. Persona é uma representação do cliente ideal, sendo um personagem fictício planejado em cima de dados sobre características demográficas, profissão, estilo de vida, objetivos, comportamentos, aspirações, problemas, etc.

Além disso, é importante também considerar o Funil de Vendas. Funil de Vendas simboliza a jornada que leva o seu cliente a efetuar a venda ou fechar o negócio. Portanto, é preciso entender em qual estágio ele se encontra para oferecer o conteúdo mais indicado a partir da sua busca.

Com essas informações em mãos, agora o próximo passo é, de fato, definir as palavras-chave relevantes e dar início à produção dos conteúdos. Para isso, você pode contar com o auxílio de algumas ferramentas bastante eficazes. Olha só.

Quais ferramentas usar

Comece montando uma planilha com as palavras-chave que você acredita representarem o seu negócio ou os problemas que a sua empresa pode resolver através de seus produtos e serviços, sempre levando em conta a perspectiva do usuário. Feito isso, é hora de validar os termos e descobrir novas possibilidades por meio de ferramentas de pesquisa especializadas em SEO.

Keyword Planner do Google Adwords: além de disponibilizar novas ideias de palavras-chave para o seu negócio, ele ainda apresenta dados sobre o volume de buscas de cada uma delas, tudo isso gratuitamente.

Google Trends: a ferramenta mostra quais termos estão sendo mais pesquisados no momento ou em qualquer período de tempo definido por você (a partir de 2004). Com ela, também é possível realizar, gratuitamente, comparativos para saber quais palavras estão sendo mais utilizadas pelos usuários na hora da busca. Por exemplo: guarda-roupa x roupeiro.

SEMRush: essa é uma ferramenta paga para análise de palavras-chave, análise global do seu site e análise de como a concorrência está trabalhando as keywords do seu conteúdo.

Com essas informações você já pode começar a realizar um trabalho de pesquisa e planejamento de palavras-chave para que a sua empresa passe a ganhar cada vez mais destaque na internet.

É claro que o conteúdo apresentado aqui é apenas a “ponta do iceberg”. Existem muitos outros caminhos a serem percorridos e em nosso blog estamos sempre falando sobre eles. Quer acompanhar todas as nossas atualizações? Inscreva-se para receber nossas newsletters.

Gabriela Gibikoski

Jornalista por paixão e formação, graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo. Cursando pós-graduação de Marketing Digital e Mídias Sociais e amando descobrir um novo mundo em uma agência de publicidade, propaganda e resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *