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Growth hacking: acelere o crescimento da sua empresa

Growth hacking: acelere o crescimento da sua empresa

Vamos falar sobre growth hacking? Mas, para isso, precisamos compreender que cada vez mais a internet está ganhando espaço no dia a dia das pessoas, ela vem modificando nossas vidas e automatizando processos.

Os avanços tecnológicos não tem somente impacto em elementos do cotidiano, mas mudam a forma das empresas divulgarem seus produtos. Isso impulsionou o marketing digital e suas estratégias, que estão chegando, ainda mais, a grande massa de pessoas online.

Com a popularização da internet, novidades não param de surgir, principalmente para as mídias sociais, que tem o poder de atingir milhares de potenciais consumidores. Evoluindo dia após dias, o marketing digital vem desdobrando-se em novas facetas, como o inbound marketing e o tão comentado growth hacking.

Vamos abordar neste post mais sobre o futuro do marketing digital, o growth hacking. Continue lendo e confira!

O que é o Growth Hacking?

O growth hacking vai além do SEO, inbound marketing e testes A/B, é uma forma de trabalhar o crescimento acelerado da sua empresa, tendo como base práticas melhores, que serão construídas a partir de novas hipóteses e experimentos. Ou seja, encontrar brechas para criar estratégicas específicas, com o intuito de obter resultados mais rápidos para o crescimento.

A expressão criada pelo empreendedor americano Sean Ellis, não tem uma tradução literal, mas a ideia é realizar o marketing orientado a experimentos. Não é milagre, é a soma de pequenos crescimentos, que juntos vão proporcionar uma enorme diferença.

Por que devo investir nele?

O growth hacking não é uma metodologia e sim uma forma de pensar. O profissional que irá desempenhar as funções necessita consultar outros setores da empresa, desde o desenvolvimento dos produtos até o setor de recursos humanos.

E não para por aí! Crescimento rápido, bons resultados financeiros, prever vendas, identificar melhores oportunidades e ter a empresa conhecida de forma mais rápida, estão entre as principais vantagens.

Por onde começar?

Siga os passos e comece a implantar o growth hacking! Afinal, crescer é o objetivo de quase todas as empresas.

1. Qual o problema que você precisa resolver?

O primeiro passo é sentar e pensar por onde começar, para isso escolha o problema que precisa ser resolvido com mais urgência.

Como eu sei qual é o mais importante? É fácil, olhe para o seu funil de vendas de forma separada e identifique quais estágios estão apresentando menos resultados, é nessa hora que você vai começar a aplicá-lo.

2. Tenha muitas ideias

Essa fase necessita de atenção dobrada, é aqui que você deve relacionar suas ideias ao problema que deseja resolver. Para isso, nada melhor do que juntar a equipe para o famoso brainstorming. Pensem nas possíveis causas e nas suas soluções.

3. Possíveis experimentos

Aqui as ideias viram uma hipótese, por exemplo, durante o brainstorming você e sua equipe
chegam à conclusão que para aumentar a taxa de cadastros em sua newsletter é necessário tornar mais atrativo a chamada e otimizar os campos de preenchimento do formulário de inscrição.

É nessa hora que o growth hacking entra, os responsáveis por esse setor irão pensar em todas as possibilidades para que isso aconteça. Sempre utilize como base as estatísticas, como exemplo, analisar os modelos que, até então, geraram mais cadastros.

4. Realize

Agora é tirar do papel as ideias e colocar na prática. Seguindo o exemplo de aumentar a taxa de cadastros na newsletter, faça a implementação, acompanhe a operação e seus resultados preliminares.

Vale ressaltar, que ao interromper um experimento você nunca terá certeza se ele funcionaria. Caso ele esteja piorando os resultados anteriores, você decide se para ou não.

5. Analise os resultados

Após o fim do período dedicado para o experimento, chegou o grande momento de verificar se a hipótese estava certa.

Olhe para os resultados de forma transparente, o principal objetivo aqui é o aprendizado. Sempre busque olhar o experimento como um todo e analisar todas as métricas que sofreram impactos. A partir dessa análise, muitas outras ideias vão surgir!

Agora que já sabe o que é growth hacking e como aplicá-lo, você pode iniciar a sua implantação hoje mesmo! Reúna a sua equipe e troque ideias, permita-se pensar como um growth hacker para alavancar o crescimento do seu negócio.

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Rafaela Forchesatto

Jornalista mergulhada no mundo da publicidade. Pós-graduanda em Comunicação Digital e E-branding, curiosa, boa ouvinte e apaixonada por conhecer e contar histórias.

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