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Como aumentar as oportunidades através da automação de marketing

Como aumentar as oportunidades através da automação de marketing

A palavra da vez nas empresas é automação, principalmente em setores estratégicos como o de marketing. A automação de marketing não é mais um diferencial, mas uma necessidade real de mercado.

Porém, um marketing bem estruturado pode sim se tornar um diferencial competitivo para as empresas que souberem explorar as suas vantagens. E é justamente na estruturação das estratégias de marketing que a automação influência, aumentando as oportunidades de negócio e gerando insights mais assertivos.

Entenda agora por que a automação de marketing traz esses resultados para o seu negócio!

Como se dá a automação de marketing na prática?

A automação se dá por um conjunto de softwares e sistemas capazes de transformar as diferentes formas de interação nos canais de venda, gerenciá-las, qualificá-las e formar estratégias a partir delas.

O objetivo é acompanhar toda a jornada dessa relação entre público e empresa nos meios virtuais e convertê-las em oportunidades reais de negócio.

Sem um sistema automatizado, a empresa não consegue acessar seus visitantes, muito menos acompanhá-los em sua trajetória nos sites e pontos de vendas.

Por isso, ter uma estratégia de marketing digital, criando conteúdos relevantes, não é suficiente se a empresa não tiver ferramentas para monitorar o impacto desses conteúdos.

Podemos dizer que a automação de marketing começa a partir da conversão de visitas em um contato real. É quando a empresa abre possibilidades de interação com o usuário de forma que ele tenha a opção de avançar mais na sua busca.

Essas possibilidades são chamadas também de pontos de conversão. São muitos os pontos possíveis em uma estratégia de marketing digital automatizada. Alguns exemplos de material que transformam uma visita em um contato são:

  • landing pages relevantes;
  • e-Books;
  • cupons de desconto;
  • formulários.

Depois de converter as visitas em leads, a mágica da automação continua acontecendo. No entanto, o objetivo agora é nutri-los.

Educar leads e criar oportunidades

Nutrir leads é continuar se relacionando com eles a partir de conteúdos cada vez mais personalizados com a sua demanda e,  logicamente, com o que a empresa oferece para solucioná-la.

Exemplo

Vamos supor que a sua empresa ofereça um programa de emagrecimento saudável e o seu blog tenha conteúdos diversos sobre esse tipo de tema. O visitante do seu blog vai procurar os conteúdos que mais o interessam e avançar nessa busca conforme o site tiver gatilhos para “fisgá-lo”.

Nesse caso, pode ser um CTA convidando-o para baixar um e-Book ou formulários para receber dicas por e-mail. Essas duas maneiras de se comunicar com o lead, assim como o primeiro material acessado, representam formas de educá-lo.

Mas vale ressaltar que educar aqui significa prepará-lo para o próximo passo que deve ser sempre um nível mais profundo no funil. Portanto, a relevância do conteúdo é complementar aos gatilhos automatizados.

Não adianta mandar o seu visitante comer apenas verduras como todo mundo faz. É importante que ele veja alguma vantagem em continuar “escutando” seus conselhos. Logo, trabalhe sua proposta e torne-a atraente.

Se formos levantar vantagens pontuais relacionadas à automação do marketing, podemos citar:

  • atração de leads;
  • integração entre marketing e vendas;
  • centralização de dados;
  • interação personalizada;
  • maior poder de conversão em vendas.

A automação do marketing é um dos benefícios trazidos pela transformação digital em empresas. Além de gerar economia e otimizar tempo e recursos de maneira incomparável, ela traz resultados surpreendentes nas relações comerciais.

Gabriela Gibikoski

Jornalista por paixão e formação, graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo. Cursando pós-graduação de Marketing Digital e Mídias Sociais e amando descobrir um novo mundo em uma agência de publicidade, propaganda e resultados.

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