Ideias que
conectam pessoas
O que é e como fazer parte da transformação digital?

O que é e como fazer parte da transformação digital?

A transformação digital está trazendo mudanças no mercado, criando novos modelos de negócios e culturas organizacionais voltadas para a inovação. Com isso, empresas que ainda não se adaptaram a esse novo momento acabam perdendo vantagens competitivas.

O principal aspecto dessa transformação é a reestruturação de processos, com foco em aumentar a produtividade e reduzir falhas por meio de recursos digitais.

Nesse sentido, para os negócios que ainda precisam se atualizar, podemos dizer que a transformação digital em negócios está estruturada em aspectos essenciais que falaremos a seguir. Quer saber o que é e como fazer a transformação chegar à sua empresa? Acompanhe!

O que é a transformação digital?

Colocar a tecnologia como o centro de todas as operações de um negócio, incluindo a própria gestão em si. Essa é a grande mudança que a transformação digital traz.

A partir daí, outras mudanças também são necessárias, como a criação de uma cultura compatível com o novo modelo, de forma que ela potencialize os efeitos desse novo posicionamento da empresa em relação à tecnologia.

Além disso, outro foco importante dessa tendência é a experiência do cliente, que passa a ser uma das prioridades de empresas.

Sabendo que o novo consumidor está altamente conectado, os negócios buscam formas de acompanhar seus hábitos e até mesmos se antecipar a eles para gerar cada vez mais impactos positivos nas relações comerciais.

Em 2017, um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), nas capitais do país, mostrou que 89% das pessoas que acessam a internet fizeram pelo menos uma compra no último ano.

Como fazer parte dela?

Como foi dito acima, a transformação digital envolve os principais elementos de uma empresa, buscando soluções digitais para cada um deles. Esses elementos são, essencialmente:

  • operações
  • gestão
  • experiência do cliente
  • Marketing

Para fazer parte dessa transformação, é preciso adotar medidas que tragam benefícios em todas as áreas, otimizando investimentos.

Dentre essas medidas, temos que destacar aqui as principais ferramentas da transformação digital, as quais promovem efeitos em todos os setores. Entenda melhor quais são essas ferramentas!

1. Planejamento estratégico

Para que um investimento seja explorado em todo o seu potencial, é preciso ter um planejamento que o direcione para objetivos específicos.

Se uma empresa pretende investir em uma tecnologia, ela precisa compreender as melhorias que pretende obter com esse recurso, traçando metas e utilizando indicadores de performance para mensurar o seu andamento.

2. Softwares, equipamentos e armazenamento em nuvem

Após planejar as novas estratégias e objetivos que o negócio deseja alcançar, é o momento de buscar ferramentas para estruturar a transformação digital.

Nesse momento, entram os softwares, equipamentos e a computação em nuvem, que solucionam grande parte das demandas internas e externas de uma empresa.

Aqui nessa etapa, é importante conhecer bem as tecnologias, buscando sempre a otimização de funções para, assim, não desperdiçar dinheiro e criar um acúmulo de ferramentas desnecessárias. A palavra de ordem aqui é integração.

3. Liderança digital

Finalmente, o terceiro aspecto essencial para que ocorra de fato a migração para o modelo digital é ter lideranças preparadas. Sabemos que pessoas que ocupam cargos de liderança possuem uma grande influência na empresa como um todo.

Logo, é preciso fazer dessa influência uma força capaz de motivar colaboradores a buscarem inovação, trabalharem com criatividade e engajamento.

Muitas vezes, o que falta para empresas migrarem de uma vez para esse modelo são justamente essas lideranças orientadas para a mudança. Portanto, tenha líderes digitais que a transformação digital ocorre.

Willian Vons

Redator publicitário e fanático por ideias. Graduado em Publicidade e Propaganda, interessado em comunicação, cultura, inovação e, desde cedo, apaixonado por contar histórias através da escrita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *