Ideias que
conectam pessoas
Por que é necessário investir em SEO?

Por que é necessário investir em SEO?

O Marketing Digital é uma prática vital para empresas de todos os portes, já que os consumidores hoje estão amplamente conectados. Com isso, a criação de conteúdo relevante para os meios digitais ocupa um lugar de destaque nas estratégias de negócios.

Há cerca de 4 anos, o líder comercial da Google pela América Latina, André Serpa, revelou algumas informações sobre a relação do Brasil com a internet. Segundo ele, o brasileiro passa aproximadamente 2,9 horas por dia online e faz cerca de oito buscas por dia no Google.

Com o acesso crescente a smartphones, esses índices aumentam a cada ano. Já são milhões de usuários pelo país e as empresas precisam acompanhar esse hábito.

Diante disso, é necessário investir em SEO, pois se tornar visível nos mecanismos de busca online é garantir que o seu conteúdo será acessado pelo público certo. Continue acompanhando!

O que o SEO faz por uma empresa?

Tratando-se de técnicas voltadas especialmente para atingir quem procura informações nos principais mecanismos de busca, principalmente, o mais popular Google, investir em SEO pode mudar a perspectiva de um negócio.

Uma empresa que investe nessas técnicas para o seu site está investindo em algo que vai acompanhar a sua marca por toda a sua existência.

Todos sabem que o site tem grande relevância para o mercado e, por isso, precisa ser planejado estrategicamente.  

Uma característica marcante do Marketing Digital é que a sua empresa, por menor que seja, passa a disputar espaço com marcas já consolidadas. Basta estar bem posicionado. Caso contrário, sua empresa sempre vai perder para quem aparecer nos primeiros lugares do Google.

A qualidade do produto/serviço é importante, mas para o público conhecer o seu trabalho ele precisa chegar até ele. E é isso que o SEO faz, direciona as pessoas certas para a sua empresa.

Veja agora alguns benefícios específicos do SEO para as campanhas de Marketing Digital! 

1- Site na primeira página do Google

Vamos imaginar que uma pessoa acabou de se mudar para uma cidade e ainda não conhece o comércio da região. É domingo à noite, ela quer pedir uma pizza. A primeira coisa que ela faz é procurar no Google “pizzaria (nome da cidade)”.

Aparecem cerca de 6 opções diferentes na página principal. Se, após o contato com essas opções, não houver êxito, ela não vai para a página 2 procurar outras, e sim alterar a expressão da busca.

Agora, é provável que ela procure algo mais específico como “pizzaria delivery (nome da cidade)”. E assim o consumidor prossegue sua busca, até encontrar uma que ofereça o que ele quer.

O que acontece é que as pessoas associam valor ao ranqueamento na internet. Diante disso, fica mais fácil compreender a importância de estar bem posicionado nas buscas online. Não é à toa que as técnicas de SEO foram desenvolvidas. 

2- Tráfego ilimitado

Outro benefício da otimização para sites e blogs corporativos é que se trata de um investimento sem prazo para terminar.

Embora leve pelo menos 3 meses para obter um crescimento significativo, os resultados a médio e longo prazo recompensam, gerando um tráfego constante e crescente para o site. 

3- Anúncios de qualidade

Há também o serviço pago de anúncios do Google, o qual funciona com base em cliques e taxa de conversão.

Os critérios envolvidos no bom posicionamento de anúncios envolvem também fatores específicos da otimização, como palavra-chave, conteúdo relevante, compatibilidade entre o teor do anúncio com a página acessada, dentre outros que uma estratégia completa de SEO carrega.

Investir em SEO é transformar o Marketing Digital em algo mensurável, tendo mais confiança para executar ações e campanhas que de fato vão atingir as pessoas que buscam o seu produto.

Gabriela Gibikoski

Jornalista por paixão e formação, graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo. Cursando pós-graduação de Marketing Digital e Mídias Sociais e amando descobrir um novo mundo em uma agência de publicidade, propaganda e resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *