Ideias que
conectam pessoas
Endomarketing Digital: o caminho para engajar e motivar colaboradores

Endomarketing Digital: o caminho para engajar e motivar colaboradores

Cuidar do relacionamento com o cliente é uma regra e a maioria das empresas já direciona esforços e investimentos para isso, porém, como estão os esforços da sua empresa no relacionamento com os colaboradores?

Em organizações menores é mais fácil: o contato pessoal diário apresenta a temperatura da relação e expõe o comprometimento do funcionário com a missão e os valores locais, entretanto, quanto maior a empresa, mais difícil é manter todos alinhados nos princípios da instituição e satisfeitos com suas funções.

Para manter as coisas nos trilhos e todos motivados é que existe o Endomarketing: que nada mais é do que tornar o colaborador uma espécie de cliente interno, desenvolvendo ações para conquistá-lo, retê-lo e torná-lo um defensor da marca que ele representa. Seja dentro ou fora das instalações da empresa!

Muitas instituições já trabalham o Endomarketing sem ter uma equipe dedicada a isso, afinal, que empresa não tem aquele mural de recados, realiza eventos internos ou algo do gênero?! No entanto, algumas dessas práticas já estão ultrapassados e não suprem mais a necessidade local de transmitir a mensagem que os fundadores e administradores desejam, ou mais do que isso, não exploram todo o potencial e os benefícios dessas simples atitudes de comunicação interna.

Com o avanço das tecnologias e a democratização da internet, quase que 10 entre 10 pessoas se mantêm conectadas às redes sociais, têm acesso a e-mail e se informam na grande rede, então porque não interagir por ali com as pessoas que dedicam grande parte dos seus dias a sua empresa?

O Endomarketing Digital é a evolução das técnicas de relacionamento com o colaborador aplicadas ao meio digital, através de todas as ferramentas disponíveis e úteis para essa finalidade.

Para lhe ajudar nessa tarefa, preparamos algumas dicas para engajar melhor os funcionários nesse ecossistema de grandes resultados e infinitas possibilidades. Confira!

Blogs

Para manter colaboradores motivados e interessados nos assuntos da empresa, nada melhor do que oferecer a eles conteúdos atrativos, que além de transmitirem as mensagens desejadas, ofertam conhecimento e entretenimento de forma simples e rápida.

Outra forma efetiva de engajar através de blogs é convidar os funcionários a darem a sua contribuição e escreverem textos para serem veiculados no canal da empresa. Isso além de aproximar, torna-o parte da linha de frente da instituição, posição de orgulho para muitos.

E-mail Marketing

Carta do século XXI, o e-mail é a melhor forma de falar diretamente com um dos colaboradores de maneira pessoal e atenciosa no âmbito digital.

Como a maioria dos envolvidos tem suas contas próprias, o setor de relacionamento ou até mesmo os administradores podem direcionar mensagens de motivação, conhecimento ou agradecimento a cada um, com base em sua área de atuação, personalidade ou qualquer outra atribuição relevante.

Redes sociais

O grande meio de comunicação digital com o público-alvo pode ser também uma ótima opção para aproximar os que estão todos os dias nas suas dependências.

Transmitir mensagens transparentes e que retratam realmente os valores da instituição é uma efetiva forma de convidar os colaboradores a participarem e interagirem, a fim de fortalecer os laços e satisfazer o orgulho em fazer parte de uma organização comunicativa e que valoriza a todos.

O Endomarketing Digital é muito importante para o bom andamento do clima, motivação e integração de uma instituição, bem como, bastante decisivo na manutenção da cultura local. Explore os caminhos que indicamos e vá além com os insumos disponíveis para cuidar bem dos que vestem a camisa da sua empresa e dedicam energias para o sucesso do seu negócio.

Willian Vons

Redator publicitário e fanático por ideias. Graduado em Publicidade e Propaganda, interessado em comunicação, cultura, inovação e, desde cedo, apaixonado por contar histórias através da escrita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *