Ideias que
conectam pessoas
O que não pode faltar no roteiro do seu próximo vídeo!

O que não pode faltar no roteiro do seu próximo vídeo!

Comunicar por vídeo sempre foi muito eficiente, a história da televisão e do cinema estão aí para comprovar. Entretanto, com os avanços da internet e a popularização de smartphones com câmeras de qualidade, as coisas cresceram de forma antes inimaginável!

Hoje, o poder está nas mãos de cada um de nós: temos suprimentos (câmeras) e mídia (redes sociais) para transmitir qualquer tipo de mensagem audiovisual para o mundo inteiro! Porém, com essa facilidade, algumas etapas do processo que compõe essa produção não podem ser deixadas de lado. Quando a intenção é ir um pouco além, um roteiro bem pensado é essencial para o êxito.

Por isso, preparamos algumas dicas para levar em consideração na elaboração dos seus próximos roteiros para vídeo. Confira!

#1 Objetivo

Toda produção precisa ter um objetivo claro! Antes de começar a desenvolver qualquer coisa, vale a pena pensar bastante aonde você quer chegar com aquilo e planejar os caminhos que vai percorrer para passar a mensagem.

#2 Referências

Nada sai do zero! Para qualquer produção, é extremamente importante fazer uma pesquisa, levantar referências e inspirações que lhe entregarão insights para o desenvolvimento do seu projeto.

O sucesso está em combinar as coisas certas para criar algo novo!

#3 Tema principal

Com um objetivo traçado e insights das referências, é necessário resolver um tema principal para ser o mote do seu vídeo. Tudo deve convergir em explorar essa mensagem e no fim das contas, torná-la clara na mente dos espectadores. Os floreios são importantes, mas a atenção maior deve ir para o que realmente importa.

Neste momento, também dedique um tempo a pensar o que chamará atenção no início. Em vídeo, é essencial que os primeiros segundos prendam quem está assistindo e os convide a acompanhar o que está por vir.

#4 Tempo

Tenha em mente a duração de cada cena que você escreve ou planeja, bem como, o tempo total da produção. Ninguém começa um vídeo sem ver a sua duração antes! Em assuntos superficiais, vídeos longos serão ignorados, entretanto, para assuntos mais complexos, em que o espectador espera algo mais denso, os vídeos curtos serão entendidos como fracos e, novamente, ignorados.

Analise o contexto, equilibre conforme o conteúdo e defina uma duração aproximada!

#5 Contexto visual

Sim, durante o roteiro você deve prever o que estará em primeiro, segundo e terceiro plano em cada cena. Estamos planejando algo que atingirá olhos e ouvidos, portanto, o visual deve estar coerente com a mensagem e vice-versa.

O que aparecerá na cena deve ser tão bem pensado quanto o que será falado!

#6 Gramática

Por fim, fique atento ao conteúdo escrito, tudo deve estar em consenso às regras do seu idioma e de fácil entendimento em qualquer parte do país!

Aqui os excessos são o problema, nada de muito coloquial ou chulo. Aproveite as figuras da língua, mas seja claro o tempo todo.

Willian Vons

Redator publicitário e fanático por ideias. Graduado em Publicidade e Propaganda, interessado em comunicação, cultura, inovação e, desde cedo, apaixonado por contar histórias através da escrita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *