Ideias que
conectam pessoas
Além do conteúdo: o que você precisa considerar para o seu blog ser um sucesso

Além do conteúdo: o que você precisa considerar para o seu blog ser um sucesso

Se a sua empresa tem um blog, você já sabe que o conteúdo – para ser encontrado pelos seus potenciais clientes – é rei. Afinal, é ele o responsável por você aparecer, com pertinência, na internet para o seu potencial cliente.

Mas, conteúdo sozinho também não faz milagres, há alguns outros detalhes bastante importantes que fazem a diferença e aumentam consideravelmente as possibilidades de conversão em oportunidades de negócio.

Design e usabilidade são dois conceitos que contribuem para que o seu blog supere as expectativas do usuário e, mais do que isso, que trabalhe a seu favor na hora de iniciar um relacionamento com os leads.

Veja também:

Como o design pode melhorar o blog da minha empresa?

Primeiramente, é preciso lembrar que design não se trata de aparência, trata-se de melhoria. O conceito está em entender como a mudança de forma, de cor, de um elemento faz toda a diferença e traz novos e melhores (ou piores) resultados.

Por exemplo: se as imagens que você utiliza nos posts do seu blog estão em baixa qualidade ou não são escolhidas de acordo com o perfil da sua persona, pode ser que os cliques para leitura do post sofram grande queda. Ou, ainda, se você não investe em cores que reforcem a ação – call-to-action – que você deseja que seu usuário faça, ele provavelmente não a fará.

Esses são somente alguns dos casos: o design atua com o objetivo de destacar o que é importante, de guiar o usuário a uma determinada ação, de facilitar seu caminho pelo blog, de entregar muito mais do que o que ele quer, e sim, o que ele precisa.

Como a usabilidade pode melhorar a experiência do meu usuário?

Falar de usabilidade e experiência é quase fundir dois conceitos. Em resumo, novamente, facilitar. Facilitar o encontro da informação que está sendo buscada, facilitar uma compra, facilitar a solução do problema.

Blogs responsivos, adaptados para dispositivos móveis, não são mais um diferencial: trata-se da obrigação de marcas e empresas que querem ser referência de mercado. E isso é usabilidade!

Blogs que pedem até a cor da roupa íntima do usuário, em formulários que parecem nunca ter fim, estão com os dias contados. Usabilidade é rapidez, é agilidade, é não perder tempo.

O segredo não é uma receita pronta, mas, na essência, combinar conteúdo com design e usabilidade já é um grande passo. E lembre-se: não se trata de fazer uma vez, é um trabalho que deve ser revisto continuamente para manter e aumentar o sucesso do blog.

Quer saber mais sobre como o Marketing de Conteúdo pode ser a estratégia ideal para a sua empresa? Então, confira 5 materiais para você melhorar hoje mesmo a estratégia digital da sua empresa.

Michele Garbin

Redatora publicitária, mãe coruja e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira e amante e aprendiz de publicitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *