Ideias que
conectam pessoas
Como utilizar o e-mail na estratégia da sua empresa para vender mais

Como utilizar o e-mail na estratégia da sua empresa para vender mais

Você sabia que até o fim deste ano o número de e-mails deve alcançar a marca de 4,3 bilhões? (Radicati Group) – Que 72% dos consumidores preferem o e-mail para receber comunicados e promoções de empresas e marcas? (MarketingSherpa) – Ou, ainda, que o e-mail marketing possui uma taxa de conversão de 69%, número maior que redes sociais e outros canais offline? (DMA)

Se você desconhecia dados como esses, não se preocupe. Apesar da importância dessa ferramenta em uma estratégia de sucesso para empresas e organizações, muitas pessoas ainda não reconhecem o e-mail como um aliado para aumentar o número de vendas e o faturamento.

Isso acontece, em partes, porque com o boom das redes sociais, o e-mail, durante algum tempo, foi deixado de lado por muita gente. Grande parte das empresas passaram a utilizar apenas essas mídias como forma de divulgar seus produtos ou serviços, esquecendo a necessidade de desenvolvimento de campanhas efetivas de e-mail marketing.

No entanto, esta é uma ideia errada. Afinal, o e-mail foi e continua sendo bastante eficaz para atingir objetivos e obter mensuração de resultados de campanhas, tornando-se parte importante e imprescindível do sucesso da comunicação de qualquer empresa.

Tem dúvidas de como utilizá-lo? De quais práticas são as mais eficientes e recomendadas? Então, é só continuar a leitura e conferir as dicas que selecionamos!

giphy

Veja também: E-mail: uma ferramenta para atrair, relacionar, engajar e fidelizar clientes

1. Atenção ao assunto

Tão importante quanto o conteúdo é o assunto do seu e-mail. De acordo com dados da Convince&Convert, 35% dos destinatários abrem um email levando em conta apenas o assunto, portanto ele precisa ser eficiente, atrativo e certeiro para que seu público-alvo realize essa primeira e tão importante ação: o clique para abrir seu mensagem.

A dica é utilizar este campo com o foco da sua comunicação, seja um desconto exclusivo, oferta imperdível ou promoção arrasadora. Isso de forma sucinta e gerando curiosidade no destinatário.

2. Direcione seu conteúdo

Querer alcançar o maior número de clientes possíveis em um único e-mail nem sempre é a estratégia mais inteligente, principalmente quando se tem uma longa lista de endereços.

Portanto, segmentar sua base para realizar um melhor direcionamento das suas campanhas é a melhor estratégia a ser adotada. No mercado, existem diversas ferramentas de gestão de e-mail que podem auxiliar você nessa tarefa, através da organização de tags.

Quanto mais relevante for o assunto para determinado público, maiores serão as chances de abertura do seu e-mail marketing.

3. Simplifique

Seguindo a tendência minimalista, lembre-se de que menos é mais. De nada adianta encher seu e-mail com diversas informações ou diferentes promoções de vários produtos, numa tentativa de divulgar tudo de uma só vez, que seu objetivo não será atingido.

Escolha um assunto, uma oferta ou uma promoção para anunciar e divulgue-a da maneira mais simples possível. Com os dias cada vez mais agitados, o que as pessoas menos querem é perder tempo descobrindo o que precisam fazer para comprar ou obter mais informações sobre o assunto divulgado por você.

4. Venda o ano todo

Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, Natal e até Ano Novo costumam ser as principais datas escolhidas para campanhas de e-mail marketing. O problema é que essa ideia não é apenas da sua empresa. Muitas outras marcam também optam por esse tipo de divulgação em datas como essas.

Não estamos falando aqui que isso não deve ser feito. Mas, a ideia é chamar atenção também para os outros momentos durante o ano que podem (e devem) ser aproveitados por você. Utilize momentos sem nenhuma comemoração especial a favor da sua empresa, enviando promoções, cupons de desconto ou ofertas exclusivas para continuar vendendo e aumentando seu faturamento.

Gostou desse post? Então, compartilhe com mais gente através das redes sociais!

Gabriela Gibikoski

Jornalista por paixão e formação, graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo. Cursando pós-graduação de Marketing Digital e Mídias Sociais e amando descobrir um novo mundo em uma agência de publicidade, propaganda e resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *