Ideias que
conectam pessoas
5 erros que você não pode cometer no blog da sua empresa

5 erros que você não pode cometer no blog da sua empresa

Contar com um bom blog já é pré-requisito para quem quer desenvolver uma estratégia de marketing digital efetiva e de sucesso. Afinal, essa plataforma permite gerar engajamento de clientes e interessados no seu negócio através da produção de conteúdo, uma das principais características dessa estratégia de vendas e prospecção sem intromissão.

Não é difícil encontrar empresas apostando cada vez mais nesse tipo de divulgação de marca. Basta uma busca rápida pelo Google para esbarrar com dezenas, centenas e até milhares de blogs, sobre os mais diversos assuntos, disponíveis gratuitamente na grande rede.

No entanto, assim como muitos iniciam esse trabalho, tantos outros desistem da estratégia que requer, sim, empenho e dedicação. Os motivos são vários, mas, entre os principais estão: falta de paciência para alcançar os resultados e práticas erradas que levam ao fracasso do blog.

E é justamente sobre esse segundo item que vamos falar em nosso post de hoje. Selecionamos os 5 principais erros que você não pode cometer no blog da sua empresa. Confira!

1. Replicar conteúdo

Uma notícia ou outra, que você não domina completamente o tema, até pode constar entre os conteúdos do seu blog, com a fonte devidamente citada e identificada. Agora, criar um blog apenas para replicar conteúdo de outros blogs, não é, nem de longe, uma estratégia inteligente.

Para que você se torne referência em sua área através dessa estratégia, é preciso publicar conteúdo próprio, autêntico e de qualidade para seus leitores. Aliás, esse é um dos quesitos de rankeamento do Google para posicionar você nos resultados de buscas.

2. Não contar com um domínio próprio

Utilizar um domínio como “nomedasuaempresa.wordpress.com” também não é nada recomendado. O certo é contar com um domínio próprio, devidamente registrado, para publicar o seu blog, o que deixará o endereço apenas associado à sua marca: “suaempresa.com.br/blog”.

No primeiro caso, além de não transmitir muita credibilidade e confiabilidade de conteúdo aos leitores, você ainda terá muitos transtornos se futuramente desejar registrar um domínio, já que todo engajamento e links conquistados nesse endereço irão “por água abaixo”.

Você pode saber mais sobre esse assunto neste post: O que é e como devo fazer para registrar um domínio para minha empresa

3. Não ter público e temas definidos

Se você decidiu iniciar uma estratégia de marketing digital, então, o primeiro passo é definir quem é a persona do seu negócio, ou seja para quem você irá escrever. Sua empresa vende um determinado serviço ou produto para determinado público e é para eles que você deve escrever.

Além disso, é preciso também estabelecer o foco da sua produção de conteúdo, que tipos de materiais você deverá produzir, também levando em consideração os gostos do seu público-alvo.

É claro que acertar isso de primeira nem sempre é fácil, porém, a ideia é que você acompanhe a repercussão dos temas trabalhados para dar sequência à estratégia.

4. Não definir uma frequência de publicações

A frequência de publicações também faz toda a diferença entre o sucesso ou fracasso dessa estratégia. Um blog desatualizado, com postagens muito distantes umas das outras, além de não transmitir relevância ao leitores, também não ajuda no fator de rankeamento do Google.

Mantenha uma frequência constante de publicações semanais ou quinzenais, no máximo. Outra dica é definir um dia e até mesmo horário para os compartilhamentos, assim você também pode gerar uma expectativa em seus seguidores pela próxima publicação.

5. Não investir em divulgação

Seu blog não ganhará acessos, seguidores e compartilhamentos de forma mágica. É preciso investir em divulgação para que ele seja encontrado pelos leitores.

Colocar um link em seu site, divulgar as publicações em redes oficiais da sua empresa como o Facebook, por exemplo, são práticas que ajudam na divulgação e não custam nada. Se você deseja que o alcance e o engajamento seja ainda melhor, outra dica é investir no impulsionamento pago dessas publicações, assim o número de pessoas atingidas será muito maior.

Precisa de ajuda? Conte com a 2op!

Se você quer evitar os erros citados aqui e colocar em prática uma estratégia de marketing digital de sucesso, conte com a 2op Propaganda.

Trabalhamos com produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais, desenvolvimentos de websites: tudo isso e muito mais para que sua empresa possa se destacar no mercado.

Conheça nossos cases de sucesso e venha tomar um café com a gente para conhecer melhor nossas soluções!

Gabriela Gibikoski

Jornalista por paixão e formação, graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo. Cursando pós-graduação de Marketing Digital e Mídias Sociais e amando descobrir um novo mundo em uma agência de publicidade, propaganda e resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *