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Porque sua empresa precisa de uma marca consistente para competir no mercado

Porque sua empresa precisa de uma marca consistente para competir no mercado

O post de hoje começa com uma reflexão: como está a consistência da comunicação da sua empresa e, principalmente, da sua marca no mercado?

Ela pode ser representada por este gif:

giphy

ou esse aqui?

giphy (1)

Se manter um contato consistente e eficaz com seu público-alvo é uma longa missão, criar e preservar uma presença de marca como um todo é ainda maior.

Enquanto realizar uma campanha consistente para divulgação de um novo produto ou serviço requer uma mensagem clara, com objetivos e formatos bem alinhados em todos os canais, estabelecer-se no mercado com um marca consistente requer muito mais.

Comunique-se

Seja o trabalho em um site, nas redes sociais, em um blog, na mídia impressa ou audiovisual, tudo que sua marca faz está comunicando algo. Até não fazer nada comunica alguma coisa. O “sumiço” de uma marca pode representar que ela não está mais interessada em seus clientes/consumidores, que não deseja mais manter esse relacionamento.

Por isso, mais do que nunca, manter uma boa consistência de marca e comunicação é imprescindível. Os gifs utilizados no início do post, por exemplo, buscam demonstrar justamente a diferença de contar com uma marca consistente.

Um empresa que não acredita no poder da comunicação, que realiza apenas ações muito, muito, eventuais (como 1 vez a cada três, seis ou 12 meses), será facilmente abalada, tanto por fatores internos quanto externos. E aí, assim como no segundo gif, estará fadada ao fracasso, a virar apenas “cinzas” para seus potenciais clientes.

Por outro lado, uma empresa que investe em ações constantes, inova, busca oferecer mais do que vantagens, diferenciais e atrativos para seu público-alvo, caminha com segurança e firmeza rumo ao sucesso. E, nada que aconteça poderá abalar sua confiança.

Transmita uma mensagem consistente

É importante lembrar ainda que a área da comunicação de uma empresa vai muito além do que tradicionalmente se imagina. Uma parte é a mensagem, muitas vezes, subjetiva transmitida pela marca. A outra está diretamente relacionada à embalagem do produto, ao contato do vendedor, à experiência entre produto e cliente, no pós-venda e atendimento.

Construir a consistência de uma marca é realmente um imenso desafio. Tudo precisa ser cuidadosamente pensado, planejado e executado para comunicar com eficiência. Afinal, de que adianta realizar uma fabulosa campanha, gerar engajamento, likes, compartilhamentos, se depois de algum tempo o consumidor não encontrar mais a mesma marca pela qual se apaixonou?

Realizar ações ou comunicação isolada não resolve problema nenhum, muito pelo contrário; causa inúmeros outros. Tenha em mente que uma marca consistente é construída ao longo do tempo e com estratégias contínuas, que não podem parar.

Por fim, se puder deixar ainda dois conselhos (sem essa de que se conselho fosse bom ninguém dava de graça), diria:

Primeiro

A comunicação da sua empresa só vai funcionar se ela estiver muito próximo da sua gestão de marca. Uma não existe sem a outra.

E segundo:

A rigorosidade pela qualidade não pode ser única de um projeto. Você tem um padrão a seguir e uma imagem a zelar. Portanto, independente do trabalho realizado pela sua marca, busque sempre a excelência.

Exceções acabam com a consistência e marcas consistentes são as mais lembradas, sempre!

Até a próxima!

Gabriela Gibikoski

Jornalista por paixão e formação, graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo. Cursando pós-graduação de Marketing Digital e Mídias Sociais e amando descobrir um novo mundo em uma agência de publicidade, propaganda e resultados.

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