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O que são e porque você deve se preocupar com Call-to-action

O que são e porque você deve se preocupar com Call-to-action

Quando acessamos algumas páginas, é comum nos depararmos com “botões” espalhados por todos os lados, quase implorando para que você clique aqui ou saiba mais.

Nesses casos, de fato, os call-to-action – como são chamados -, quando utilizados de maneira errônea, são impertinentes e só causam raiva ao usuário. Afinal, ninguém merece aquele monte de janelas pipocando na tela e impedindo de ver o conteúdo, não é mesmo?

O que significa call-to-action?

Call-to-action é uma expressão inglesa que pode ser traduzida como “chamada para ação”.

No Marketing Digital, especificamente, sua função consiste em atrair e levar o usuário a realizar uma determinada ação, seja ela, preencher um formulário ou efetuar uma compra, por exemplo. Além dessas funções, podemos citar também:

  • Visitar um página específica;
  • Entrar em contato;
  • Assinar uma newsletter;
  • Pedir um orçamento;
  • Fazer o download de um material;
  • Fazer o download de um software;
  • Pedir trial ou demo de um produto.

É claro que esse convite precisa aparecer de maneira suave e convidativa e não como, muitas vezes, vemos, sendo intromissivos e inconvenientes.

Como deve ser um call-to-action atrativo?

Seria um erro dizer que há uma receita pronta para criar um call-to-action eficaz e padrão. Cada público, cada página, cada website precisa ser estudado, verificando questões como layout, posicionamento e objetivo para, então, definir o call-to-action perfeito.

Passos para criar um bom call-to-action

Para quem está iniciando no Marketing Digital, é possível seguir alguns conselhos para desenvolver um call-to-action. Em especial, 3 itens podem nortear esse processo de criação: tamanho, cor e texto.

Sobre o tamanho: você quer que o usuário faça a ação do call-to-action; portanto, evite botões muito pequenos. Tamanho maior indica maior prioridade.

Sobre as cores: o segredo está no contraste, isso porque ele tem que se destacar para realmente atrair a atenção e levar seu público a clicar no botão. Por exemplo, se o fundo da sua página é branco, as opções podem ser vermelho, azul escuro ou laranja, por exemplo.

Sobre o texto: não basta ter um botão e que ele chame atenção, ele precisa indicar claramente o que o usuário deve fazer. Então, se você quer que ele entre em contato para solicitar um orçamento, seja objetivo e direto no seu call-to-action: SOLICITE ORÇAMENTO.

Abaixo, você confere nossa página de contato e o call-to-action que utilizamos:

imagem-call-to-action

Quer saber mais sobre ferramentas e elementos para fazer uma estratégia de Marketing Digital de resultados? Então, confira também esta dica: Entenda o que é e como se estrutura uma Landing Page.

Michele Garbin

Redatora publicitária, mãe coruja e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira e amante e aprendiz de publicitário.

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