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De visitantes a oportunidades de negócios: como transformar estranhos em clientes

De visitantes a oportunidades de negócios: como transformar estranhos em clientes

Atrair interessados, conquistar clientes e aumentar as vendas: essa é certamente a lista de desejos das empresas que iniciam um trabalho efetivo de Marketing Digital. O problema é que muitas acabam “estacionando” na primeira etapa dessa estratégia.

Depois de atrair dezenas, centenas ou milhares de oportunidades, os leads – também conhecidos por oportunidades de negócio – acabam sendo deixados de lado, tornando-se apenas uma longa de lista de e-mails.

O que muitos acabam esquecendo, no entanto, é que leads não são métricas de vaidade, portanto, precisam contribuir diretamente com o sucesso real da sua empresa. Para isso, é preciso continuar colocando em prática as outras etapas da estratégia.

Estabeleça um relacionamento com os leads

De nada adianta construir uma sólida base de contatos se eles não forem utilizados. Dessa forma, a primeira dica é: construa um relacionamento com seus potenciais clientes.

É claro que, algumas das pessoas cadastradas através dos materiais educativos ou Landing Pages nem sempre estarão diretamente interessados em seu produto ou serviço. Muitas podem estar apenas atrás de informações para ampliar seu conhecimento.

Por isso, estabelecer esse relacionamento com os leads através de uma automação de marketing é tão importante. Você conseguirá, aos poucos, classificar, com auxílio de um software, as oportunidade que realmente valem a pena investir.

Disponibilize conteúdo diferenciado e de qualidade

Para estabelecer um relacionamento é preciso oferecer conhecimento. Essa, inclusive, é a forma mais eficiente de acelerar o ciclo de vendas com o seu lead.

Disponibilize conteúdo diferenciado, de qualidade e relevante para os interessados em seu negócio, para que eles possam avançar por cada uma etapas do funil.

Lembre-se de que o objetivo final é nutrir os contatos selecionados com informações úteis, que possam ajudá-lo, causar uma lembrança de marca da sua empresa e levá-lo a decisão de compra.

Torne o seu produto/serviço uma necessidade

De forma geral, pode-se dizer que o grande objetivo de uma estratégia Inbound Marketing consiste em criar uma necessidade da solução oferecida pela sua empresa.

As pessoas devem, através dos conteúdos e informações disponibilizadas por você, perceber como seu produto ou serviço pode ajudá-las.

Gatilhos mentais, nesse caso, também costumam funcionar bastante. Nosso cérebro está sempre em busca de respostas, portanto, justifique ao público-alvo os motivos pelos quais eles devem comprar o seu produto ou serviço e certamente as chances de efetivação serão muito maiores.

Fidelize-os

Fechar o negócio não significa necessariamente encerrar o ciclo de vendas com seu cliente. Manter o relacionamento a fim de fidelizá-lo também é uma boa estratégia. Afinal, a necessidade vai se repetir e nesse momento sua empresa precisa ser novamente lembrada por ele.

Por isso, faça seus clientes se sentirem importantes e especiais. Essa também é uma necessidade básica do ser humano. Investir nesse aspecto renderá bons frutos futuros!

E, aí, gostou do nosso post? Então, confira outra dica de leitura que selecionamos para você: Inovar para sobreviver: empreendendo em tempos de crise.

Gabriela Gibikoski

Jornalista por paixão e formação, graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo. Cursando pós-graduação de Marketing Digital e Mídias Sociais e amando descobrir um novo mundo em uma agência de publicidade, propaganda e resultados.

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